O curso de Direito e sua força atrativa

OPINIÃO - João Pedro Brigatto Wehbe

Data 20/11/2020
Horário 05:08

O curso superior de Direito nunca perde o seu relevo no cenário nacional. Seja por proporcionar uma qualificação diferenciada àquela pessoa que se dedica nessa formação, seja em virtude do notório leque de oportunidades profissionais e acadêmicas geradas a partir do bacharelado.
A dúvida de muitas pessoas em qual curso superior ingressar, especialmente dos jovens recém formados no ensino médio, é também sentimento fomentador para a escolha do curso de Direito. Porém, não raras as vezes estará presente um dos fatores cruciais anteriormente apontados, ainda que implicitamente na vontade dos familiares que incentivam a opção ou até mesmo do próprio futuro aluno. Decerto, recomenda-se cursar a faculdade de Direito em uma instituição de ensino estruturada e reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
Sua vertente em humanas remete o tato inevitável com pessoas e, a partir disso, para com seus direitos que se encontram arraigados em sua esfera de interesses. Aquele que se dedica cinco anos, aparentemente longos (mas nem tanto) depara-se com uma diversidade de carreiras a serem seguidas. A advocacia é uma delas. Indispensável à administração da justiça, trata-se de uma atividade encantadora, na qual aquele que sempre quis ajudar pessoas realizar-se-á. 
Os concursos públicos são igualmente uma ótima escolha. Sobretudo aqueles direcionados a cargos de relevância, como juiz, promotor, defensor público, dentre outros. Agraciados pela garantia da estabilidade, permitindo um planejamento profissional e de vida.

Trata-se de uma atividade encantadora, na qual aquele que sempre quis ajudar pessoas realizar-se-á

Por fim, não menos importante, tem-se a carreira acadêmica, em que as pesquisas sobre diversos assuntos se tornam cada vez mais interessantes e importantes para a evolução da ciência jurídica como um todo. Acobertando a iniciação cientifica e docência, culminando nas titulações de especialista, mestre, doutor e pós-doutor.
De fato, o Direito é encantador, não somente por estar sempre em ascensão no mercado, proporcionar bons salários e prestígio, mas, principalmente por modificar vidas para melhor, em especial daqueles que se dedicam a seguir no mundo jurídico. 


 

Veja também