O elevador do céu

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 05/09/2021
Horário 05:05

Para cada cristão a Bíblia é sempre o livro mais importante, e deveria ser também o mais amado. Santa Teresinha, quando ingressou no Carmelo, aprendeu com as limitações de então a amar a Palavra de Deus e encontrar nela a inspiração para sua doutrina da infância espiritual, da pequena via da santidade, especialmente numa passagem dos Provérbios: “Quem for pequenino, venha a mim” (9,4). A jovem monja comenta essa passagem bíblica no Manuscrito C, número 271, em História de Uma Alma:
“Como sabeis, sempre desejei ser santa. Mas, ai! Comparando-me com os santos, sempre contatei que há entre eles e eu a mesma diferença que existe entre uma montanha cujo cimo se perde nos Céus e o grão de areia obscuro, calcado aos pés dos caminhantes. Ao invés de me desanimar, disse a mim mesma: O Bom Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis; posso, então, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade. Crescer me é impossível; devo suportar-me tal qual sou, com todas as minhas imperfeições, mas quero, contudo, procurar o meio de ir para o Céu por um caminhozinho bem reto, bem curto, uma pequena via inteiramente nova. Estamos num século [18] de invenções. Agora, não se tem mais o trabalho de subir os degraus de uma escada: na casa dos ricos, um elevador a substitui vantajosamente. Quanto a mim, também desejei encontrar um elevador para subir até Jesus, pois sou muito pequena para subir a rude escada da perfeição. Então, fui procurar nos Livros Sagrados a indicação do elevador, objeto do meu desejo, e li estas palavras pronunciadas pela boca da Sabedoria Eterna: “Se alguém for pequenino, venha a mim”. Aproximei-me, pois, adivinhando que tinha descoberto aquilo que procurava. Querendo saber, oh, meu Deus, o que faríeis com o pequenino que correspondesse ao vosso apelo, continuei minhas buscas e eis o que encontrei: ‘Assim como uma mãe acaricia seu filhinho, assim eu vos consolarei; aconchegar-vos-ei ao meu seio e acariciar-vos-ei sobre meus joelhos!’ [Is 66,13] Ah! Nunca palavras mais doces, mais melodiosas vieram alegrar minha alma! O elevador que deve fazer-me subir até o Céu são os vossos braços, Jesus! Por isso não preciso escrever; devo, pelo contrário, permanecer pequenina e tornar-me cada vez mais pequenina.”
Setembro é para os católicos o mês dedicado à Bíblia. Ter. Ler. Estudar. Compreender. Viver. Anunciar. No final do mês é celebrada a novena de Santa Teresinha –padroeira universal das missões– cujo dia festivo é 1º de outubro. Leia a bíblia. Conheça a vida da grande Doutora da Igreja Santa Teresa de Lisieux, a querida e amada “Santa Teresinha do Menino Jesus”.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!


 

Publicidade

Veja também