O frio chegou! Hummm, que tal um chazinho?!

Caroline Martins, nutricionista do HR, fala sobre os benefícios dessa bebida

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 20/06/2021
Horário 07:08
Foto: Oslaine Silva
Seja bebido quente ou frio, consumo de chás traz inúmeras vantagens para o corpo
Seja bebido quente ou frio, consumo de chás traz inúmeras vantagens para o corpo

Embora o café seja a paixão dos brasileiros, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. E agora, com a chegada do inverno nesta segunda-feira, é bem gostoso tomar um chazinho naquela tarde mais fria, debaixo do cobertor assistindo aquele filminho! Se nunca fez isso, experimente essa dica! Para falar um pouco mais sobre os benefícios dessa bebida, a reportagem conversou com Caroline Martins, nutricionista do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente.

Qual a diferença entre chá e infusão? O que têm em comum?
Só podemos chamar de chá o que é feito a base da Camelliasinensis, como os chás verde, preto e branco. O restante das bebidas à base de plantas, flores e frutas é classificado como infusão: camomila, erva-doce, erva-cidreira, gengibre, maçã, cavalinha, gengibre, etc. Em comum entre os chás e infusões estão os efeitos benéficos que apresentam ao organismo, atuando muitas vezes como hidrantes do corpo, são bebidas ricas em antioxidantes, entre outras propriedades peculiares a cada sabor. 

Quais os benefícios dos chás para o dia a dia das pessoas?
Os chás são ricos em catecolaminas, que também auxiliam na perda de gordura e evitam o envelhecimento das células. Seja bebido quente ou frio, o consumo de chás traz inúmeras vantagens para o corpo. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas, frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades, além de hidratação.

Os chás de saquinho comprados no supermercado também têm as mesmas propriedades dos naturais, das infusões das folhas e frutos frescos?
Não. O chá desidratado ou de saquinho é considerado um alimento industrializado. Diferentemente do natural, em que as partes das plantas são escolhidas a dedo, conforme seus benefícios e sabores. Apesar de preservar alguns nutrientes, como os minerais, no processo de fabricação do chá industrializado são perdidos polifenóis e vitaminas, sendo assim, o ideal é preparar as infusões naturais.

O chá é mesmo um aliado para quem deseja emagrecer? Por quê?
Eles auxiliam no processo, mas não fazem milagres! A maior parte é diurética e contém propriedades antioxidantes. Só oferecerão resultados significativos se forem associados a uma dieta equilibrada.

As infusões também têm a propriedade do café? Quais são indicadas para quem quer começar o dia com energia, mas não é fã do cafezinho?
A cafeína presente no café é a substância responsável pela energia que sentimos após bebê-lo. 
Porém, o café não é a única bebida estimulante. Mesmo que a quantidade de cafeína não seja superior ou igual à do café, os chás também podem nos deixar mais atentos. Chás como o preto, o verde e o mate, por exemplo, também apresentam cafeína.

Quais são os recomendados para aqueles que querem dormir bem?
Camomila, flor-de-maracujá, chá de valeriana, erva-cidreira, são algumas opções.

Com ou sem açúcar? Adoçar com mel faz bem?
O melhor seria que não tivesse a necessidade de adoçar, possibilitando a percepção real do alimento ou a erva utilizada para o chá, mas muitas pessoas não se adaptam a esta prática, logo a escolha da melhor maneira de adoçar é fundamental. O mel é um alimento bastante nutritivo, tornando o mel uma alternativa mais saudável do que o açúcar branco, que não possui quaisquer propriedades nutricionais.

RECEITA

CHÁ REFRESCANTE
1 litro de água
6 a 8 folhas de capim-cidreira picadinhas

MODO DE PREPARO
Leve a água ao fogo até levantar fervura. Desligue e acrescente a cidreira ou capim-cidreira e tampe. Mexa e deixe por aproximadamente 3 a 5 minutos. Sirva quente ou frio. Fica delicioso acrescentar em cada xícara dois cravos, folhinhas de hortelã e uma rodelinha de limão. Beba de preferência sem adoçar. 

Cedida

Caroline Martins: "Melhor seria que não tivesse a necessidade de adoçar"

Publicidade

Veja também