O Grande Gatsby: da literatura para o cinema!

Cinemateca

COLUNA - Cinemateca

Data 25/11/2020
Horário 06:31

Classico

Um dos maiores romances do século XX, escrito por F. Scott Fitzgerald, mostra um período histórico onde vemos o “American Dream”, Primeira Guerra Mundial e, o desenvolvimento econômico antes da grande queda! Situada no verão de 1922, vemos as incríveis festas dos novos ricos, muito álcool, jazz e elegância!

Adaptação

O livro mostra a obstinação em continuar jovem, a recusa do amadurecimento e incoerência de envelhecer. A obra conta com duas adaptações cinematográficas, a primeira, de 1974 e, a segunda, de 2013, dirigida por Baz Luhrmann e estrelada por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan.

Estética

A forma como o filme foi feito gerou controvérsias na crítica, mas seu estilo foi inegavelmente marcante. A estética vibrante e os figurinos são exóticos e atrativos ao público, que também conta com uma velocidade frenética que pode até “apagar” o retrato vívido das paixões humanas retratadas no livro de 1925!

História

A trama é narrada por Nick Carraway, vizinho e amigo de Jay Gatsby, um excêntrico bilionário que promove festas luxuosas encoberta por inúmeros mistérios. A escrita é uma alternativa para Nick, um alcoólatra que escreve por prescrição médica. Em vários momentos, vemos as palavras tomando conta da tela, tornando o clima da obra mais melancólico.

Elenco

DiCaprio é a personificação do playboy que a produção precisava, Mulligan nos dá uma Daisy desconexa e festiva. Por fim, Maguire, o narrador, mostra toda a ingenuidade cercada por fracassos amorosos e financeiros. O trio protagonista certamente foi o maior acerto do diretor! Os personagens coadjuvantes não ficam para trás, eles nos mostram os paralelos das classes sociais, dos relacionamentos e no papel da mulher na sociedade da época. Apesar de não ter cativado a crítica especializada, vemos uma história que mostra todo um contexto marcante e as falhas humanas. Disponível na Netflix!

SIGA: 
Para saber mais, siga @cine.macoteca no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos filmes e séries!
 

Publicidade

Veja também