O importante papel dos cuidadores de idosos 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 02/07/2025
Horário 04:30

Com o processo de envelhecimento, o número de pessoas com idade acima de 60, 70, 80 ou mais vem crescendo. No Brasil, pessoas acima de 60 anos já passam dos 30 milhões e a expectativa é de sempre aumentar.
Atualmente, as famílias brasileiras, mesmo com baixo número de filhos, precisam manter um orçamento apertado para o dia a dia do lar. Para isso, o casal necessita ausentar para o trabalho.
Quase sempre um parente idoso encontra-se morando junto; seja um ou ambos os pais, um ou ambos os avós ou mesmo sogras e sogros, o que dificulta deixá-los sozinhos. Uma boa opção consiste no contrato de cuidadores de idosos.
Cuidadores de idosos são diferentes de acompanhantes de idosos (estes normalmente não possuem nenhuma atividade técnica profissional, mas apenas experiência de vida). Já os cuidadores são profissionais habilitados através de cursos públicos ou particulares e mentoria que os capacitam a entenderem como acontece o processo de envelhecimento e suas características mais comuns, como diminuição da visão, da audição, perda de cabelos ou cabelos grisalhos, pele enrugadas, as comorbidades mais frequentes, como pressão arterial elevada, diabetes mellitus, artrose, artrite, enfim...
Estes cuidadores de idosos são capacitados também para verificar pressão arterial, glicemia, administração de medicamentos, realizar higiene oral e corporal, auxiliar na alimentação tratamento de curativos e, o mais importante, estarem sempre juntos acompanhando o dia a dia destes idosos.
Mais frequentemente doenças complexas como Parkinson e Alzheimer trouxeram desafios a estes cuidadores pela dificuldade em manterem uma comunicação, visto que estes idosos apresentam situações comumente com diminuição da cognição, especialmente perda da memória, o que necessita de preparo da comunicação.
Assim, com familiares em tempo integral no trabalho, necessitaram ter estes profissionais cuidadores em seus lares para acompanharem seus entes queridos idosos, garantindo melhor qualidade de vida e maior segurança, especialmente evitar as quedas e fraturas. 
Não importa a idade, o tipo de problema que estes idosos apresentem, sempre haverá um cuidador disponível a ajudar.

Publicidade

Veja também