O Menino de Bom Jesus

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 06/02/2022
Horário 06:07

"Na profundeza do meu ser existe o desejo/que se transformará em vontade/que se transformará em atos/ e assim será o meu destino.

No pequeno município de Bom Jesus, situado no Estado do Rio Grande do Sul, a vida é serena e calma, o clima é temperado com verões amenos e invernos frios com geadas constantes. A neve aparece nos meses mais frios e repousa nas árvores, nos telhados e carros com imagens poéticas como nos filmes.
Uma mãe simples e humilde sofre um acidente, sua gravidez é afetada e um menino com 7 meses nasce prematuramente. Talvez pela força do destino esse menino de Bom Jesus tinha pressa de viver. Seu primeiro som para a vida foi um forte choro que tinha sinais de um tropeiro destemido e desbravador. Seu nascimento não trouxe a paz necessária para seus pais, que se separam tempos depois. Seus irmãos e irmãs foram morar com alguns parentes. O menino de Bom Jesus foi morar com seu avô e depois com suas tias. Seus pais casaram de novo e não tinham condições financeiras para cuidar de toda a sua grande família.
Descendentes de portugueses levavam uma vida cheia de calos nos corações embrutecidos pela realidade miserável. Não tiveram a chance de conhecer a gentileza e a amabilidade. O nome de Manuel Rudimar de Canto foi dado ao menino. Passava a estudar sozinho e tomar seus banhos diários no rio gelado, sua casa não tinha banheiro e nem água encanada e muito menos eletricidade. O menino não reclamava, achava que a vida era assim. Sua gentileza e sua capacidade de compreensão o acompanhavam e o ajudava a entender a dureza dessa realidade. 
A amargura nunca teve espaço em seu coração gentil. Sonhava sonhos grandes, pois sua alma era grande. Sempre foi muito curioso e lia tudo que aparecia na sua frente. Começou a trabalhar aos 12 anos de idade e seu pai por apenas uma vez comprou um lápis para ele estudar. Depois ele mesmo sustentava seus estudos. Percebeu desde seus 14 anos que o estudo seria o melhor caminho para vencer a miséria. Foi se desenvolvendo até chegar à gerência de um hotel cinco estrelas na cidade de Gramado. Ele que assinava as carteiras de trabalho dos funcionários desse hotel, sentia orgulho.  
Resolveu aprender artes marciais. Sua vida iria mudar radicalmente quando conheceu seu professor de karatê, um médico chamado Esmeraldo Mendes Pereira. Ele tinha 36 diplomas e falava cinco idiomas, inclusive o árabe. Seu professor também nasceu no mundo dos esquecidos e venceu através dos estudos.  Iria se tornar seu grande mentor, sua referência e fonte de inspiração. Aprendeu o Bushido, o caminho do guerreiro, a filosofia de vida calcada na honra, no trabalho, no esforço e na confiança em si mesmo. As energias negativas que habitavam no seu íntimo foram derrotadas pela espiritualidade. 
Dr. Mendes dizia a ele: "Se temes perder, não precisa nem competir". Dr. Mendes foi um pai para o menino de Bom Jesus. Manuel Rudimar de Canto ganhou o apelido de Rudi. Foi competir em São Paulo e sentado no aeroporto de Congonhas disse a ele mesmo: Aqui é a porta para o mundo. Comunicou ao Dr. Mendes que estava indo para os Estados Unidos somente com a esperança e os bolsos cheios de sonhos.  Simplesmente recebeu todo o apoio, estava tendo a oportunidade de ser o capitão da sua alma e senhor do seu destino. 
Para o Dr. Mendes, a sorte sempre vai favorecer os corajosos, e Rudi recebeu a benção desse homem honrado.  Rudi é casado com minha irmã Mariza, uma imigrante prudentina que também venceu nos Estados Unidos. Rudi é um empresário de sucesso no ramo da construção civil e recebe premiações significativas, todas em primeiro lugar competindo com grandes empresas americanas. Mora em São Francisco, Califórnia. Seu coração continua sendo o mesmo, menino amável e solidário de Bom Jesus. Ajuda todos os irmãos e irmãs. Não esquece da sua humilde origem olhando sempre para além do horizonte.
Um dia Rudi recebe o jornal da cidade e para sua grande surpresa ele lê a seguinte notícia: Hoje faz um ano que o Dr. Esmeraldo Mendes Pereira faleceu. Foi um grande choque e um duro golpe no seu coração. Pegou o jornal, foi até o mar, picou e jogou como se fosse as cinzas do homem que ensinou que o amor próprio, a autoestima é a melhor defesa contra os desafios da vida. Ficou em silêncio e sentiu todas as lições de vida que o Dr. Mendes lhe ensinou. Rudi se tornou o piloto de sua vida, era o que o Dr. Mendes sempre quis do menino de Bom Jesus.

Publicidade

Veja também