O poder mais desprezado pelos seres humanos

OPINIÃO - Ivan Maia

Data 15/06/2021
Horário 04:30

O ser humano possui diversos poderes em seu interior, mas há um poder muito óbvio que, se as pessoas soubessem usar, teriam literalmente o mundo aos seus pés, em todos os sentidos. Algumas coisas são perceptíveis no dia a dia e outras comprovadas cientificamente. Baseado em estudos, até a década de 1920 havia um divórcio para cada sete casamentos. Desde os anos 1990 existe um divórcio para cada três casamentos. E os motivos são vários, mas existem dois que se destacam, de acordo com os entrevistados: excesso de críticas e falta de valorização.
Imagine o que é pior: ter alguém que lhe critica o tempo todo ou alguém que simplesmente não percebe sua existência? Existir, no sentido de mudar algo e a outra pessoa perceber, como roupa, cabelo, sobrancelha, maquiagem, enfim, qualquer coisa nova que passa despercebida a pessoa com quem se convive. Ambos os motivos, o excesso de crítica e a falta de valorização, são bem ruins, mas em minha opinião a falta de valorização é muito pior. Na maioria das empresas, o funcionário ou prestador de serviços que desempenha um trabalho excelente, muitas vezes passa despercebido, mas se fizer uma coisa errada, por menor que seja, todo mundo irá falar por muito tempo.
Por isso, há algo que podemos fazer para mudar essa situação e que tem um poder impressionante. O poder mais desprezado pelo ser humano chama-se o poder do elogio. A maioria das pessoas não tem o hábito de elogiar, mas só conseguem criticar. Você precisa ser muito nobre e corajoso para elogiar. Mas o que é um elogio? O elogio precisa ser sincero, se não for, é melhor que não diga nada. O falso elogio é chamado de “bajulação”, ou puxassaquismo.
O mecanismo do elogio precisa ser rápido, já que quando você fica muito tempo elogiando uma pessoa ela pode pensar que precisa devolver o elogio, e isso não precisa ser recíproco. O poder do elogio é o destaque, mas ao mesmo tempo precisa ser discreto nas palavras. Mas por que esse é o poder mais desprezado? Ele passa a ser desprezado porque quase ninguém faz isso.
Então aproveite, o mundo está cheio de pessoas apagadas! Às vezes as pequenas coisas trazem resultados, por isso a grande diferença está nos detalhes. Como diz Heitor Herculano de Paula, presidente da Azaléia: “Um vinho pode custar dez ou 20 vezes mais do que outro, por ser um pouco melhor. Mas ele nunca será dez ou 20 vezes melhor”.
Neste sentido, o que faz a diferença são as pequenas coisas e este poder, que é o poder mais desprezado pelo ser humano, você não tem ideia do que ele irá fazer por você. Você escolhe! Eu escolho depois colho, você escolhe e depois colhe.
 

Publicidade

Veja também