O que é preciso acontecer mais? 

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 19/08/2025
Horário 06:00

Desde a publicação do vídeo do influenciador Felca, sobre a adultização de crianças nas redes sociais, com foco especificamente na atuação do influenciador Hytalo Santos, todo dia aparece um fato absurdo a que todos nós estamos sujeitos e alguns deles me tiram muito o sono. 

O primeiro, é que na realidade mais crua, toda essa sujeira sempre esteve lá nas redes sociais, de forma absolutamente pública, e nenhuma autoridade constituída neste país foi capaz sequer de promover uma ação tão contundente como Felca fez. Havia uma investigação por parte do Ministério Público e da Polícia Civil desde dezembro, mas enfim.

Depois, fica cada vez mais claro que o universo das redes sociais precisa de um controle mínimo sim, mas não porque isso signifique censura o que quer que seja neste sentido. Não vou perder tempo com esta narrativa de liberdade de expressão porque ela é falsa e só atende interesses de quem não quer ser responsabilizado pela forma como age. 

Veja só: depois da denúncia do Felca demorou alguns dias para a imprensa toda “comprar” a pauta e somente a partir daí ocorreram a prisões do Hytalo e do marido, além da retirada das publicações e da monetização por parte do Instagram e YouTube. Mas muito deste material ainda circula facilmente pela rede. Ou seja, quem decide são as redes e da forma que elas entenderem. 

Eu sou pai e tento de alguma forma educar meus filhos sobre consumo de conteúdos em redes sociais, mas da forma que está aqui no Brasil, sinto mesmo que meu esforço é diminuído cada vez que uma das big techs decide simplesmente ignorar uma ordem judicial ou não apresentar quais são os parâmetros reais de controle que elas usam com seus algoritmos. 

Como eu vou ter paz, se neste caso mesmo do Hytalo, crianças participavam livremente de um reality show, com cenas íntimas e compartilhando telas com propagandas de casas de apostas, algo que é expressamente proibido pelo EAC (Estatuto da Criança e do Adolescente)? Na cara de todo mundo? Vai alegar liberdade de expressão para cometer um crime hediondo desse?

Felca fez a parte dele, mas o Estado agora, seja ele em qual dimensão for, Executivo, Legislativo ou Judiciário, precisa tomar vergonha na cara e acabar logo com esta farra e mostrar que nosso país é de fato um lugar onde os valores morais são inegociáveis. Porque quando algo muito pior acontecer, não adianta depois dizer que ninguém soube de nada. Soubemos sim, está tudo exposto de forma clara e transparente.  
 

Publicidade

Veja também