O que os jogos podem agregar a uma cidade?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 26/07/2023
Horário 05:00

Evidentemente que, quando falamos ou tentamos incitar o que cada um poderá contribuir com sua história, baseado num determinado tempo, isto é, em apenas dez dias de Jogos Regionais, muito se tem a falar e ouvir o que cada um sente. A grande maioria, mesmo sabendo o que os jogos possam representar, os bons tempos ainda prevalecem e são recordados devido o que ainda não se aprendeu ou o que ainda está por vir. Mesmo não tendo uma geração tão adepta ao esporte devido a outros interesses. Talvez numa vasta lembrança de uma memória que se findaram grandes jogos da época, seja possível que possamos ter uma geração não muito interessada em como participar. 
Seria, quem sabe, devido ao mundo digital, que por sua excepcional adesão de interessados, grande parte do esporte tradicional não vem tendo sua ascendência em qualquer que sejam os jogos realizados? Uma outra situação e muito peculiar seria quando as cidades por si só, e por não terem ou trabalharem suas escolinhas de formação esportivas, acabam sendo obrigadas a buscarem atletas de outras cidades e regiões e até distantes, desde que supram o que cada um possa lhes oferecer como sendo um prolabore a edificar sua participação seja qual for o esporte. 
Somos de um tempo em que era muito natural o que a maioria das cidades já fazia: trazer atletas de outras cidades para que sejam bem representadas, devido à dificuldade de se formar atletas na própria cidade. Evidente, o disparate daqueles que se sobressaíam devido à verba disponível com esse único objetivo, ter representatividade em quase todas as modalidades esportivas. As cidades sedes de uma maneira em geral já se preparavam meses antes, como forma de deixar principalmente sua população ciente do que iria acontecer, e que poderia contar com sua presença em grande parte das estruturas montadas com esse interesse. Um público garantido e presente numa das maiores festas que o esporte regional poderia realizar. 
Se hoje os tempos são outros, há de ter uma equipe de gestores pronta, principalmente de colaboradores que façam acontecer e entender que o esporte poderá contribuir e muito numa cidade. Se a base pela busca de uma formação se inicia pelas escolas, que caminho tentar? Se existem instituições nessa pegada de formar um caminho pelo esporte, por que não agregar? Numa busca por apoiadores de patrocínios, por que não envolver o comércio e as empresas nessa empreitada de força única? 
E se acreditamos que temos essa cumplicidade forte de grandes apoiadores pelo esporte em nossa cidade, por que então ficarmos de fora de uma grande festa que promete o resgate de que bons tempos poderiam ser vividos novamente? Ou a gente acredita e arrisca, ou seremos apenas simples expectadores, que um dia sonhou, mas que não teve a coragem de tentar.  

Publicidade

Veja também