O que podemos esperar de uma certa mudança?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 21/02/2024
Horário 05:00

Quem de nós nunca se sentiu de maneira totalmente desconfortável em pleno final de domingo, com aquela sensação de que a semana já vem daquele jeito e assim a segunda-feira será um verdadeiro porre? Essa é a sensação de muitos de nós, quando nos apegamos de maneira que achamos que o mundo está contra nós e que aquele momento insano não poderia existir. Podemos considerar de maneira muito sutil que muitos infelizmente se sintam assim, numa vibração de que morrem durante uns cinco dias e querem viver intensamente durante os outros dois dias. 
Acredito que seja possível uma pequena troca nessa inversão dos cinco por dois, isto é, imagine vivermos intensamente cinco dias e morrermos em dois. Esteja ciente, mas nessa transposição daquilo que imaginamos não seja viável, ao menos que sua vontade seja se desligar do mundo, aí, confesso que não temos essa capacidade de realizar. Ou quem sabe você tenha toda essa garantia devida as suas condições financeiras e emocionais e o resto do mundo não esteja nem aí para você. 
Vivemos em determinados momentos a crença de que tempos atrás as coisas eram bem melhores e que hoje em dia não é mais assim, pois muita coisa mudou. Evidente que as coisas mudam e as pessoas precisam de certa maneira fazer parte desse processo, dessa evolução, se entender que essa transformação seja natural das coisas, aliás, da vida. Mesmo nesse caminho de descentralização, crescimento, desenvolvimento, oportunidade, aparelhamento, postura, seja qual for a sua intenção, esteja muito bem claro que tudo isso seja o decorrer de qualquer ser existente nesse ciclo mundial. 
Mas acredite, pois temos os nossos momentos mais insanos possíveis, e um deles quem sabe, se, já que estamos a todo momento fazendo uma certa equiparação das coisas. Fazermos daquele instante a forma evolutiva para que momentos se completem de maneira permissível e salutar, e assim uma simples analogia de perpetuar um certo resgate que possa somar a sua transformação ou mudança das coisas. O resgate daquilo que podemos considerar como alternativa de algo que evolua para continuar melhor, seja a somatória do antigo com o novo, mas que possa evoluir em prol de algo e somado a todos nós.    
Estamos procurando a todo instante e ainda falando de tantas ações que precisam seguir um verdadeiro caminho. Seja na política, na educação, na saúde, no transporte, no esporte e tantos outros e, é evidente que políticas públicas, sem nenhuma dúvida, que esse será um norteador de perseguição de muitos, e que na verdade não é novidade. 
Mas essa persistência, como forma de não perdermos o foco, a essência de qual seja a nossa intenção, pode nos fortalecer se entendermos o quanto certos caminhos precisam se encontrar, para que a sua mudança nos faça compreender que, mesmo num final de domingo insatisfeito, seja preciso se contentar conscientemente que a segunda-feira virá do mesmo jeito.  
 

Publicidade

Veja também