O Rico e o Pobre (9)

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista que avisa: os fins justificam os e-mails

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 11/06/2023
Horário 05:30

Rico tem Ferrari. Pobre tem miniatura de Ferrari e sempre está ferrado. Rico tem torneira de ouro na mansão e no jatinho. Pobre, quando muito pobre, tem torneira de plástico no casebre da periferia. Rico joga tênis. Pobre joga pebolim. Rico vai a Paris. Pobre vai ao Pari, bairro paulistano.
Rico vai a Londres, Pobre vai a Londrina. Rico não paga IPVA do jatinho e da lancha. Pobre paga IPVA até de carro velho, caindo aos pedaços para alegria dos funileiros e mecânicos. Rico come atum e robalo. Pobre come, quando pode, tilápia e sardinha.
Rico come patê de fígado de ganso. Pobre come fígado bovino ou suíno. Rico come salmão de cativeiro (vem do Chile). Pobre, ao que tudo (não) indica, um dia comerá salpé. Rico não se importa com preços salgados de alguns produtos. Pobre se importa e adoraria se os preços fossem "doces".
Rico tem plano de saúde. Pobre ouve conselhos do farmacêutico e consulta o doutor Google (todo mundo dá gugadas). Rico compra remédios caros. Pobre se vira com os medicamentos da farmácia popular do Lula. 
Rico tem tevê a cabo. Pobre prefere os programas "pinga sangue" da televisão aberta. Rico, quando sai da linha, é excêntrico. Pobre é louco mesmo. 
Rico um dia viajará para a lua. Pobre já vive no mundo da lua. Rico, quando enfia a mão no bolso, tira um lobo-guará. Pobre enfia a mão no bolso e só tira os dedos, como dizia o Barão de Itararé.
Rico só casa com rico. Pobre, se for sortudo, até pode se arrumar na vida casando com uma mulher rica, que lhe dará tudo do bom e do melhor, talvez até uma Ferrari ou um Camaro amarelo. Rico é rico. Pobre é pobre. A solução é chover dinheiro, enriquecendo todo mundo em todo o mundo.

DROPS

A fome é tão grave que falta até sopa para o azar.

Os pingos nos is querem mudar para os ys.

Classificado: compra-se égua-marinha. Tratar com o cavalo-marinho.

Filme da Semana no Cine Brasil: "Os idiotas também amam", estrelando grande elenco cafona e nonsense. 

Publicidade

Veja também