O samba e suas raízes

EDITORIAL -

Data 13/01/2024
Horário 04:15

Já dizia Dorival Caymmi: “Quem não gosta do samba, bom sujeito não é... ou é ruim da cabeça ou doente do pé”. O estilo musical, amado pela maioria dos brasileiros, é lembrado e homenageado na já tradicional Sexta do Samba, idealizado pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, durante o mês de janeiro.
Como noticiado neste diário, na edição deste ano, o destaque é para a presença feminina, tanto no repertório como no palco.  Os ingressos para os shows do Sexta do Samba são gratuitos, mas limitados à capacidade do espaço. Eles serão liberados às 12h do dia de cada show. O samba é uma forma de expressão cultural profundamente enraizada na história do Brasil. É frequentemente considerado um símbolo da identidade nacional. 
O carnaval, por exemplo, uma das festividades mais conhecidas do Brasil, está intrinsecamente ligado ao samba. Com seus desfiles, a festa popular é uma vitrine para o esplendor do estilo. As escolas de samba competem não apenas em coreografias e fantasias, mas também em contar histórias através do samba enredo. Essas narrativas muitas vezes abordam questões sociais, políticas e culturais, transformando o carnaval em uma expressão artística que vai além do entretenimento festivo.
Novos artistas e estilos constantemente injetam vida ao gênero, sendo relevante para as gerações futuras. O samba não é apenas uma relíquia do passado, é um legado vivo que continua a evoluir. É mais do que apenas música e dança, é uma expressão cultural profunda que capta a alma do povo brasileiro.
Em resumo, o samba é mais do que uma trilha sonora; é a batida do coração da cultura brasileira. Sua importância reside na capacidade única de unir pessoas, celebrar a diversidade e transmitir as histórias e emoções que moldam a identidade desta nação extraordinária.


 

Publicidade

Veja também