O seu amor pode estar aí, do seu lado

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 07/06/2022
Horário 06:00

Na semana do dia do amor, ou Dia dos Namorados como quer o mercado, uma certeza que sempre tive: quem escolhe demais o amor de sua vida pode perdê-lo sem nem perceber. Ou seja: a música que inspira o título desta crônica é muito cirúrgica: “O teu amor pode estar do seu lado.”
O mundo tem muita gente querendo amar e ser amada e por qual razão isso não se torna uma grande realidade? Por que não há um arranjo universal entre astros, karmas e essências e todo mundo fica feliz? Porque simplesmente nós não nos contentamos com o que é simples.
Ser simples é muito fácil e nossa mente complexa nem passa perto de compreendermos que às vezes o nosso amor da vida toda está bem ali ao lado. 
Um amigo me contou a história de um garoto sonhador, que sempre pedia uma namorada a Deus. Mas não era qualquer uma. A oração tinha requintes. Era uma boa namorada, uma amiga, uma conselheira, um porto seguro, uma“tonta” para rir de bobagens juntos e uma sensata para construir uma vida robusta a dois. 
Queria uma mulher que viajasse junto, que fosse amiga dos irmãos, dos pais e dos tios, que desse bons conselhos profissionais e o apoiasse nas decisões mais difíceis e às vezes polêmicas. 
Só que este amor nunca vinha, pelo menos não aos olhos dele, e um dia, em um momento de muita intimidade com Deus, ele reclamou. Reclamou e blasfemou. Acusou o Pai de traição e de leniência, que Ele não estava nem aí com seus filhos e que se assim fosse, ele já estaria casado. E eis que Deus falou ao rapaz:
“Meu filho, desde o primeiro dia que me pediu uma companheira, já a providenciei. Mandei a Andréia, mas você a achou muito infantil e já na primeira risada por uma bobagem, você a dispensou. Mandei a Tatiane, mas você decidiu que não precisava de ninguém cuidando de sua vida pessoal e financeira. E a Júlia? A Júlia foi dispensada porque um dia foi clara ao dizer que você estava no emprego errado e, além disso, ainda colocou esta situação para que a mãe, o pai e o irmão pudessem te ajudar. Ela era uma promessa, hein? Menina boa, religiosa, atenta e bem resolvida. Linda em todos os sentidos! Mas você reclamou que ela cuidava demais, que o sufocava, que tinha muito ciúmes por ela ser tão simpática e que o melhor é que fossem bons amigos! Sabe o que eu acho, meu filho? Que o problema não sou Eu, mas você!”
Eita! Mas aí voltamos à realidade nesta parte: precisamos parar de reclamar de boca cheia. O mundo ou qualquer que seja o nome que você dá a Deus não se cansa de mostrar que estamos bem, que podemos não ter o que queremos, mas temos mais do que precisamos. E nossa reação é sempre muito ruim. 
E quando pensamos em amar, parece que tudo fica mais confuso, não é? 
Bem, não mesmo! 
Eu, por exemplo, sou uma pessoa que ama fácil. Pessoa olhou e deitou o pescoço para mim, já sorrio. Não é fraqueza, é uma habilidade em receber de Deus e do mundo algo bom, porque simplesmente não costumo olhar defeitos primeiro, mas qualidades. Se a pessoa for boa, honesta, atenciosa e parceira, defeitos serão discutidos depois. E dos dois lados!
Enfim, cuidado para não perceber que o grande amor de sua vida está aí, ao seu lado. 
Psiu: olhe agora! Mas não dê mole para a pessoa não perceber essa sua cara de “emocionado”.
 

Publicidade

Veja também