O verão chegou e promete ficar e esquentar

EDITORIAL -

Data 23/12/2023
Horário 04:15

“Ai, que delícia o verão... A gente mostra o ‘ombrim’... A gente brinca no chão”. Chegou a estação tão amada por tantos e a vilã de muitos outros. Sol, calor... esse é o clima do verão que promete ser realmente bem quente.
Como publicado neste diário, o verão deu as caras ontem à 0h27 e o calor intenso na região oeste do Estado deve se arrastar ao longo da estação mais quente do ano. A tendência é de que as temperaturas fiquem acima da normalidade do período, conforme indica o professor de agrometeorologia e diretor da Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa. 
Nos primeiros dias do verão, segundo ele, as máximas devem oscilar entre 35°C e 36°C. Além da previsão de que as temperaturas no verão fiquem acima da média histórica de 26,5ºC, o diretor da Estação Meteorologia da Unoeste também destaca a possibilidade de novas ondas de calor, porém, mais curtas por conta de uma maior umidade atmosférica e do típico período chuvoso da estação, com pancadas de chuva ocorrendo, principalmente, aos finais de tarde.  
Ou seja, se o calor está de “rachar” até agora, o verão promete. É importante ter cuidados essenciais nesta época do ano e tomar cuidado redobrado com as crianças, idosos e pets. Evite horários de sol intenso: Busque a sombra entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos. Utilize acessórios de proteção: Chapéus, óculos de sol e roupas leves, porém protetoras (com tecidos de proteção UV), ajudam a resguardar a pele contra os efeitos nocivos do sol. As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água. Faça a estação valer a pena, porque logo acaba, mas sempre com os cuidados em dia.
 

Publicidade

Veja também