O verão nem chegou, e a dengue já preocupa!

EDITORIAL -

Data 07/10/2023
Horário 04:15

O verão ainda não chegou, mas o calor intenso e as chuvas típicas do período já preocupam e ameaçam trazer de novo o velho e temido inimigo dos brasileiros. Responsável por transmitir a dengue, zika vírus e a febre chikungunya, o Aedes aegypti tornou-se uma das principais ameaças à saúde e ao bem estar da população nos últimos anos. 
Até agora, em Presidente Prudente, só em 2023, já foram mais de 36,1 mil casos de dengue e 24 mortes. Difícil quem não contraiu ou não teve alguém da família que se contaminou com a doença nos últimos meses. Os sintomas judiam, a recuperação é lenta, o diagnóstico assusta. Mesmo assim, a população ainda deixa muito a desejar, no quesito prevenção.
Enquanto o verão não chega, é hora de se cuidar, se prevenir, para evitar possíveis focos e a proliferação do mosquito. As notícias não são nada animadoras. Conforme divulgado nesta semana em O Imparcial, a probabilidade do ressurgimento do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil acende alerta para epidemia em 2024, "importante e com mortes", segundo Kleber Luz, coordenador do Comitê de Arboviroses da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e consultor para arboviroses da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), braço da OMS (Organização Mundial de Saúde) nas Américas.
O vírus da dengue possui quatro sorotipos. Quando um indivíduo é infectado por um deles adquire imunidade contra aquele vírus, mas ainda fica suscetível aos demais. O 1 e o 2 predominam no país em 2023. Há mais de 15 anos, o sorotipo 3 não causa epidemias no Brasil. Seu retorno é arriscado por causa da baixa imunidade da população.
Mais um motivo para se proteger. Cuide do lugar em que você mora ou frequenta. Tampe as caixas d’água; mantenha as calhas sempre limpas; deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo; mantenha lixeiras bem tampadas; deixe ralos limpos e com aplicação de tela; limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; limpe com escova ou bucha os potes de água para animais. São atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença.
A mobilização da sociedade é fundamental na luta contra o Aedes. Participe das atividades educativas, facilite a vistoria dos agentes, deixa fazer a pulverização quando necessário. Mantenha seu quintal limpo. Colabore... Convoque sua família e seus vizinhos para vencermos essa batalha.
 

Publicidade

Veja também