O voluntariado e a sensação do bem-estar

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 29/08/2023
Horário 03:55

O voluntário é uma figura extremamente importante para a sociedade. Tal importância é tamanha que dia 28 de agosto se comemora o Dia do Voluntariado. Existem muitas atividades e maneiras de desenvolver o trabalho voluntário e, cada uma delas possibilita impactar positivamente a sociedade. O serviço voluntário é uma das formas mais transformadoras de participação cidadã, contribuindo para a construção de um lugar muito melhor para todos. É louvável quem se dispõe a ajudar o outro em prol somente do bem do outro. Porém, quem se disponibiliza a fazer algo pelo próximo se sente bem e é isso também que importa.

Muitas são as ações que são essenciais para o bom andamento da vida mesmo. Há muitas instituições que só caminham pois existe o trabalho voluntário. É sempre importante enfatizar o servir destas pessoas, que merecem os aplausos e nossa eterna gratidão. Os voluntários podem adquirir habilidades e experiências valiosas, conhecer novas pessoas e gerar um impacto positivo em sua comunidade. Além disso, o trabalho voluntário frequentemente leva à satisfação pessoal e a um senso de realização. Ou seja, só há pontos positivos.

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, celebrado nesta segunda-feira, o Voluntariado da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) viabilizou uma horta comunitária na Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, em Presidente Prudente. O evento que iniciou o projeto foi realizado na manhã de sábado, na própria escola, com a participação de empregados da Sabesp, alunos e representantes da comunidade. Após o plantio inicial, a horta será mantida pelos alunos, com o apoio de professores e demais funcionários da escola. Esse é apenas um exemplo que uma ação voluntária e que faz a diferença na vida do outro. Se você ainda não é voluntário de algum local ou espaço, tente fazer essa experiência e adquira novos conhecimentos e sentimentos positivos para a sua rotina. O voluntariado nos proporciona paz, amor e muito mais empatia.

Publicidade

Veja também