OAB recebe ciclo de palestras sobre proteção de crianças e adolescentes 

Psicóloga Sheila Soma, gerente do Creas, Elaine Dias, e o promotor de Justiça aposentado Luiz Antonio Miguel Ferreira serão os palestrantes do evento, que tem início às 8h30 desta sexta-feira

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 24/05/2024
Horário 05:00
Foto: Arquivo
29ª Subseção da OAB em Prudente está localizada na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 885, no Jardim Marupiara
29ª Subseção da OAB em Prudente está localizada na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 885, no Jardim Marupiara

Ocorre nesta sexta-feira, às 8h30, um ciclo de palestras sobre proteção de crianças e adolescentes, promovido pela 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente. As inscrições para o evento já estão encerradas. De acordo com a advogada Viviane de Castro Gabriel Segatto, cerca de 250 pessoas irão acompanhar as palestras da psicóloga Sheila Maria Prado Soma, da gerente do Creas 1 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Elaine Cristina Dias, e do promotor de Justiça aposentado Luiz Antonio Miguel Ferreira.

A advogada relata que o mês de maio é marcado por uma ampla mobilização nacional para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil e, por conta da temática, o evento é realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado no Brasil no dia 18 de maio. “Para discutir estratégias em torno do tema, a 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Presidente Prudente e a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem o ciclo de palestras na prevenção e proteção de crianças e adolescentes”, relata Viviane Segatto. 

Segundo a advogada, embora o evento seja realizado pela OAB Prudente, também é voltado para psicólogos e pedagogos e profissionais da área da educação. “Achamos importante essa interação, pois a proteção e defesa das crianças e adolescentes deve ser discutida por toda a sociedade, pois quanto mais pessoas engajadas, mais nossas crianças estarão protegidas”, realça. 

Papel da sociedade

Para Viviane, a função da OAB é justamente abrir espaço para que se possa criar estratégias de proteção às crianças e adolescentes. “Eventos como esse estimulam e trazem a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a crimes contra criança e adolescente. É importante também que, além da conscientização, seja dada uma maior visibilidade a uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações, que é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da SDH [Secretaria Nacional de Direitos Humanos] que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis”, pontua. 

Publicidade

Veja também