Obediência, fidelidade e bênção

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 11/09/2022
Horário 05:00

Setembro é desde 1971 o Mês da Bíblia, sobretudo porque no dia 30, comemora-se o padroeiro dos biblistas, São Jerônimo (séc. V), cuja maior obra foi fazer a primeira tradução da Bíblia das línguas originais grega e hebraica para a latina – conhecida como ‘vulgata’ (popular) – um precioso trabalho para a igreja latina e cultura ocidental. Como o mês da Bíblia pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica, a cada ano é escolhido um livro, ora do Antigo, ora do Novo Testamento.
O tema do Mês da Bíblia 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha desse livro é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822). A Comissão Pastoral de Animação Bíblico-Catequética da CNBB deseja que, ao estudar a entrada do povo hebreu na Terra Prometida e a distribuição da terra entre as tribos, os fiéis (estudantes) possam também refletir sobre a importância da terra em nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus, que conduz a história.
Iniciando os denominados ‘históricos’, o livro de Josué no Antigo Testamento vem logo após o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia, também chamados de “Torá” (instrução, ensinamento). Na Bíblia Hebraica, inscrito entre os “profetas anteriores”, Josué era considerado profeta, pois Deus lhe revelou a sua vontade, que deveria ser transmitida ao povo à semelhança de Moisés. O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex-Dt) e do cumprimento das promessas feitas aos patriarcas e matriarcas (Gn 12-50).
O protagonista principal chamava-se Oséias até que Moisés lhe dá uma nova missão com um novo nome “Josué” (“Deus salva” ou “Que o Senhor salve”). Filho de Nun, da tribo de Efraim, é guerreiro em luta contra os amalecitas; servo de Moisés, participa da aliança estabelecida com Deus na travessia do deserto. Sucede a Moisés na condução do povo à Terra Prometida (Canaã), quando a repartirá entre as tribos. Josué é fiel ao Senhor, Deus de Israel, e confia que Ele realizará suas promessas. Ele é figura ideal de um líder israelita, modelo de quem é totalmente obediente a Deus e cumpridor de todas as normas dadas por Deus a Moisés. Seja forte e corajoso! (Js 1,9). Leia a Bíblia, procure ser fiel à Lei do Senhor e será abençoado.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também