Obras no camelódromo: imbróglio persiste

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 19/12/2021
Horário 03:59

Quem mora, trabalha ou simplesmente frequenta Presidente Prudente, com certeza conhece o famoso camelódromo da Praça da Bandeira. O local, que foi inaugurado em meados de 1990, sempre foi um ponto bastante movimentado, local de ganha-pão de muitos trabalhadores, e de compras e lazer para grande parte da população. Ocorre que o espaço não oferecia a segurança adequada a seus boxistas e frequentadores, bastando um curto-circuito para dar início, por exemplo, a um incêndio sem possibilidade de escape ideal.
Desta forma, foi necessário encarar a problemática, e então dar início a uma revitalização no local, mesmo isso custando popularidade ao poder público, visto a obra ser imposta a contragosto para muitos trabalhadores do espaço – sem contar a própria população, já acostumada há tantos anos a encontrar o camelódromo naquele mesmo local, na Praça da Bandeira.
Passado todo esse imbróglio, os boxistas foram realocados para um espaço no terminal rodoviário. Mesmo contrariados, eles acabaram cedendo, visto que sabiam que aquela seria uma situação temporária. No entanto, esse temporário dura quase dois anos. E com a proximidade do Natal, e a natural perspectiva de melhoras nas vendas durante o período, a reportagem seguiu até o local de trabalho dos boxistas, para saber como está sua real situação. Infelizmente, pelos relatos unânimes, a insatisfação predomina. Eles reclamam da baixa movimentação, da vertiginosa queda de clientes, além do próprio espaço de trabalho, que se resume a um container alugado.
A própria Prefeitura não tem uma estimativa traçada de quando as obras, finalmente, serão finalizadas. Uma comissão de vereadores e boxistas foi formada para acompanhar e fiscalizar o andamento das atividades. Por enquanto, o Poder Executivo traçou metas a serem cumpridas por partes da obra. Na última vistoria, realizada no início desta semana, no entanto, tal planejamento não havia sido cumprido. Sabemos que ainda seguimos em plena pandemia, e é claro, há impactos dela na situação. Mas, o que esperamos é que este imbróglio tenha uma resolução definitiva o quanto antes. Tanto os boxistas como a população anseiam por um espaço adequado, que comporte o tradicional shopping popular da cidade, com a dignidade que ele merece.

Publicidade

Veja também