Oncologista explica como funciona procedimento de combate ao câncer no HR

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 13/10/2022
Horário 04:15
Foto: Secretaria Estadual de Saúde
Coordenador do Setor de Oncologia do HR, André Genaro, explica que tratamento de mama pode reunir diversos recursos
Coordenador do Setor de Oncologia do HR, André Genaro, explica que tratamento de mama pode reunir diversos recursos

O médico oncologista e coordenador do Setor de Oncologia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente, André Genaro, explicou à reportagem de O Imparcial como funciona os procedimentos relacionados ao combate ao câncer de mama na unidade hospitalar.
O oncologista explica que o HR é um hospital geral, e, dentro dele está inserida a unidade de Oncologia, que é uma Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) adulta, credenciada à Rede Hebe Camargo. “A unidade recebe pacientes encaminhados da atenção primária de saúde, via regulação. Então, a orientação é que o paciente procure uma Unidade Básica de Saúde para dar início a qualquer atendimento”.
De acordo com o médico, os pacientes são acolhidos, primeiramente, no ambulatório e, caso confirmado o câncer, eles são encaminhados para o tratamento oncológico, seja cirúrgico ou clínico. “A partir daí, o paciente é analisado e verifica-se qual tratamento deve ser realizado, como o cirúrgico ou com quimioterapia antes da cirurgia, por exemplo”, elucida André. 
O tratamento de mama pode reunir diversos recursos em sua conduta, podendo ser com cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou bloqueio hormonal, para atingir a cura da doença, indica o especialista. 

Outubro Rosa

Conforme explicação do coordenador do Setor de Oncologia do HR, o hospital desenvolve várias ações de prevenção contra o câncer, como o Outubro Rosa. Neste mês, a unidade realiza uma série de ações de orientações para a importância de exames de rotina, a mamografia, preventivo com o papanicolau, entre outros. “Essas ações podem ser promovidas em conjunto com outras unidades, como a Associação de Apoio ao Portador de Câncer de Presidente Prudente, Amigas do Peito e estimulamos a realização de exames de prevenção”, ressalta o médico. 
“Dentro da nossa unidade, quando um paciente tem câncer, nós fazemos o seguimento do tratamento com mamografia em nossa unidade com prioridade”, completa o médico oncologista André Genaro.
O agendamento da mamografia no HR é feito via Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). 

CONFIRA TAMBÉM:

Número de atendimentos de câncer de mama no HR e AME cresce 4,75% 

 

Publicidade

Veja também