Onda de calor requer cuidados redobrados com a saúde

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 21/09/2023
Horário 03:58

O calor intenso dos últimos dias, em pleno fim de inverno, tem dado o que falar em Presidente Prudente e região. E a preocupação tende a crescer, visto que, devido à atuação de uma massa de ar seco e quente, a primavera deste ano, que tem início neste sábado, vai chegar acompanhada de muito calor na região, aponta o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). 

As temperaturas máximas devem ficar próximas a 41°C entre esta sexta e a próxima segunda-feira (22 a 25 de setembro). Portanto, os cuidados com a saúde devem ser redobrados neste período de calorão excepcional. Uma onda de calor pode representar sérios riscos para a saúde, especialmente para pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com condições médicas pré-existentes. 

Desta forma, colocar em prática alguns cuidados pode fazer toda a diferença: manter-se hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo se não estiver com sede, é fundamental. Também é importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína, pois podem causar desidratação. Se possível, evite a exposição direta ao sol, principalmente nos horários mais críticos, como das 10h às 16h. Dê preferência a ambientes frescos e protegidos do sol.

Outra dica é optar por roupas leves e respiráveis, com cores claras, soltas e feitas de tecidos naturais, como algodão, para facilitar a evaporação do suor. Reduzir ou até mesmo evitar atividades físicas intensas também é interessante nos períodos mais quentes do dia. 

Muito importante: monitore os sinais de alerta! Esteja atento aos sinais de insolação ou exaustão por calor, como tontura, náusea, pulso rápido e pele vermelha e quente. Se alguém apresentar esses sintomas, procure ajuda médica imediatamente. Lembre-se, é crucial estar ciente dos riscos associados às ondas de calor e tomar medidas preventivas para proteger a saúde. Além disso, verifique as informações de alerta e orientações das autoridades locais e siga suas recomendações.

Publicidade

Veja também