Ontem, hoje e sempre

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 20/11/2022
Horário 04:30

Jesus Cristo, Rei do Universo, sentido, princípio e fim da história. Último domingo do Ano Litúrgico. Dia Nacional dos cristãos leigos e leigas – homens e mulheres batizados que doam suas vidas nas paróquias; testemunham o amor de Deus que os alcançou e desejam que todos sejam por ele alcançados também. Sendo Jesus Cristo o centro da vida, os leigos e as leigas sinalizam o caminho do Reino dos Céus para a sociedade ainda indiferente ao Senhor e sua Igreja. As comunidades se sustentam pelo engajamento pastoral desses cristãos servidores de Deus e da Igreja pelo serviço às pessoas, seja na caridade fraterna, seja na liturgia. É lindo de ver as comunidades cheias de servidores, abnegados, convictos, simples, disponíveis... verdadeiramente “luz do mundo, sal da terra, fermento na massa”. Impossível imaginar as comunidades eclesiais sem a figura laical. Aos que assumem a tarefa pastoral como discípulos e missionários, nossas preces e bênção.
Visando à promoção da cultura vocacional, a Igreja no Brasil inicia hoje, 20 de novembro, o 3º Ano Vocacional cujo tema é “Vocação: Graça e Missão” e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”. A vida carece de sentido, direção, motivo, propósito... Vida feliz, com sentido, o é em disponibilidade para o outro. Vazia e sem rumo é a vida fechada sobre si mesmo, alheia aos do entorno. Tomar consciência do propósito de Deus para a vida é uma grande e maravilhosa graça. Saber o que Deus quer de mim. Ter consciência do porque estou e sou. Iluminar com fé e amor as escolhas feitas, discernindo algumas como mais estáveis e perenes que outras, verdadeira linha-mestra da existência. Este ano pretende conscientizar-nos de que o chamado é para todos. “Sem a consciência vocacional, a Igreja não terá o vigor missionário que a Igreja precisa ter” (dom Walmor Oliveira, Texto-Base, 8). Precisamos ainda, “intensificar a prática da oração pelas vocações em todos os âmbitos: pessoal, familiar e comunitário” (Texto-Base, 15).
Domingo é dia de futebol. Apita o árbitro. Começa no Qatar a Copa do Mundo da Fifa 2022. Quase 30 dias de bola rolando. Lealdade, respeito e perseverança são valores tradicionais do mundo do esporte que, segundo o papa Francisco, ajudam a sociedade a construir uma “cultura do encontro”. O esporte é força mobilizadora das pessoas. Mexe com a paixão dos indivíduos, o brio dos atletas, o mundo dos negócios e a convivência dos adversários. Aprende-se com o futebol a jogar junto, a compartilhar momentos decisivos, a doar-se para o grupo, a ganhar e a perder. Sigamos juntos na vitória ou na derrota!
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também