Operação contra o tráfico de drogas cumpre 79 mandados na região; veja fotos

Outros 14 mandados de prisões são cumpridos em diversos endereços; helicóptero auxilia nas buscas

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/09/2020
Horário 08:20
Roberto Kawasaki - Mandados são cumpridos em quatro cidades da região
Roberto Kawasaki - Mandados são cumpridos em quatro cidades da região

Desde o começo da manhã de hoje, a Polícia Civil cumpre 79 mandados de buscas e apreensões em Pirapozinho, Presidente Prudente, Álvares Machado e Tarabai. A ação faz parte da Operação Network, em combate ao tráfico de drogas.

Além das buscas, os agentes ainda cumprem 14 mandados de prisões, com apoio do Helicóptero Pelicano, que veio da capital para prestar auxílio.

Equipes do GOE (Grupo de Operações Especiais) e Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) também estão nas ruas.

De acordo com o delegado Rafael Guerreiro Galvão, nove prisões temporárias foram cumpridas, bem como cinco em flagrante. Destes, três dos alvos já estavam sendo procurados. Foram ainda formalizados cinco termos circunstanciados. 

"[A operação] visa acabar com a teia, de toda uma cadeia regional de distribuição de entorpecentes", salienta. Conforme a autoridade, os detidos estão "interligados", e possuem relações de amizade.

"Às vezes trocavam maconha por cocaína, cocaína por maconha", explica. "Havia toda uma correlação. Eles passavam de meros usuários para serem traficantes". No decorrer da investigação, descobriu-se que os acusados faziam o intercâmbio da droga entre Pirapozinho e outras cidades.

Galvão ainda lembra que boa parte dos detidos possuem antecedentes criminais.

Fotos: Roberto Kawasaki

operação network

Nas residências, houve apreensão de dinheiro, maconha, cocaína, crack, cadernos com anotações de tráfico e celulares. Os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde serão ouvidos. 

Tentativa de fuga

Uma das prisões em flagrante contou com o apoio do helicóptero do SAT (Serviço Aerotático) da Polícia Civil. Conforme o delegado, o indivíduo preso tentou fugir para uma área florestal, ao perceber a ação da polícia. Na casa dele foram apreendidas porções de maconha e dinheiro.

Para o delegado titular do SAT, João Eduardo Felipe, que também é piloto, o auxílio da aeronave permite uma visualização melhor de campo. 

"Em alguns locais inóspitos, a presença da aeronave traz uma segurança um pouco maior para os policiais", afirma. 

operação network

Divisas Integradas 2

A operação deflagrada nesta manhã faz parte das ações da megaoperação nacional deflagrada na terça-feira. Batizada de "Divisas Integradas 2", a ação une as forças policiais dos estados de São Paulo e Paraná e reforça as atividades de combate à criminalidade, em especial as organizações criminosas.

“Integração é a palavra de ordem hoje no combate à criminalidade, em especial às organizações criminosas", afirma o secretário de Segurança Pública de São Paulo, general João Camilo Pires de Campos

"O trabalho conjunto entre as forças policiais e demais órgãos estaduais e federais é a chave para que essas ações de segurança sejam cada vez mais eficientes, eficazes e efetivas na proteção das pessoas”, considera.

operação network

SAIBA MAIS

Operação mira no tráfico de drogas em Presidente Epitácio

Megaoperação une São Paulo e Paraná no combate ao crime

Veja também