Oportunidades

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 25/04/2020
Horário 04:31

Perdas de vidas, falências irremediáveis e o encolhimento do emprego e renda são indesejáveis e nos sensibilizam. Contudo, apesar das dificuldades, as pessoas - mesmo de quarentena - ainda têm necessidades, desejos, dores e precisam de soluções empresariais. O empresário que focou até agora somente no movimento que o ponto comercial gera está se sentindo sem saída, em especial aqueles que não são considerados essenciais e é obrigado a atender de portas fechadas.

Aqueles que vêm observando o hábito e os perfis dos clientes que atendem, saíram na frente diante da pandemia. Jorge Paulo Leman, considerado uma das grandes referências na área do empreendedorismo, disse em evento on-line promovido pelo Fórum da Liberdade, que "Todas as crises por que eu passei foram duras e eu sofri, não sabia como terminaria, mas alguma oportunidade apareceu". As oportunidades estão em diversos lugares: costureiras que estão trabalhando mais do que antes para entregar máscaras à população, profissionais de enfermagem têm novas oportunidades de trabalho, empresas que desenvolvem soluções para o comércio eletrônico estão com maior demanda, entre outros.

É preciso ficar atento à mudança de comportamento do consumidor e se adaptar rapidamente para atender às novas necessidades

O setor de hotelaria também foi atingido, muitos deles fecharam as portas. Contudo, o hotel Vivenzo em Belo Horizonte, adaptou-se à realidade e necessidades dos clientes, há hospedagem para aqueles que estão de quarentena, para tanto, há adaptações: o check in e check out é virtual, alimentação é entregue no quarto, não há contato físico dos funcionários e os hóspedes, equipe de higienização foi reforçada, quartos desocupados passam por 72 horas de desinfecção e há profissionais da saúde contratados.

A exemplo do hotel em Belo Horizonte, é preciso ficar atento à mudança de comportamento do consumidor e se adaptar rapidamente para atender às novas necessidades, este é o caminho. Seja por telefone, mídias sociais, e-mail, questionários on-line, enquetes, é preciso entender o seu consumidor, suas mudanças de comportamento e dores. O que será que o seu consumidor está pensando e sentindo neste momento? O que mais lhe incomoda? As respostas para estas perguntas refletem em oportunidades para sua empresa.

 

 

 

 

 

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