Orientação vocacional ajuda na escolha de curso

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 09/11/2016
Horário 13:41
 

A 1ª Feira de Profissões da Escola Estadual Oracy Matricardi, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, contou com a participação de cerca de 500 alunos e diferentes profissionais, que ministraram palestras sobre as áreas onde atuam. O advogado e professor do Toledo Prudente Centro Universitário, João Augusto Arfeli Panucci, foi um dos convidados para o evento e esteve no local para falar sobre o curso de Direito. Para ele, as feiras de profissões são oportunidades interessantes para esclarecer dúvidas dos estudantes. "Eles, desde novinhos, escolhem o que querem para suas vidas profissionais e, com a disciplina de Projeto de Vida, têm a oportunidade de desenvolver esse interesse, sem deixar, claro, de estudar outras carreiras. Tendo esse contato prévio, os alunos ingressam na faculdade preparados", avalia.

Jornal O Imparcial João Augusto conversou com alunos sobre o curso de Direito

João Augusto aponta que é comum os jovens chegarem perdidos em uma instituição de ensino superior, uma vez que não tiveram as orientações necessárias, entraram por escolha dos pais ou por falta de opção. "Ao trabalhar possibilidades de carreira desde o início da adolescência, a escola permite que o aluno desenvolva a sua própria bagagem de conhecimento e matricule-se em um curso por escolha própria", argumenta. Sobre sua participação no evento, o docente conta que conversou com alunos com interesse na área de Direito sobre o curso e como este é desenvolvido.

O empreendedor e professor da Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente) e Toledo Prudente Centro Universitário, Marcus Lima, também marcou presença na escola para falar sobre empreendedorismo e atitude empreendedora. "Não estou aqui para falar apenas com os alunos que querem cursar Administração, porque todas as áreas requerem atitude empreendedora", destaca.

Segundo ele, o ensino médio é um momento de "muitas incertezas, mas, ao mesmo tempo, de muitas oportunidades" e, hoje, qualquer pessoa pode ter acesso aos ambientes educacionais de forma gratuita. "Só não se forma quem não quer", assinala. Para o professor, a Feira de Profissões oportuniza que os discentes sejam devidamente orientados e impulsionados para o ensino superior. "É preciso incentivar, pois estes jovens são o futuro do nosso país. Na verdade, já são o presente", pontua.

 

 
Publicidade

Veja também