Os benefícios da educação a distância

Mânia Pires

Podcast com Antônia Braz, do Instituto AGC, dá dicas para quem quer ingressar um curso superior a distância

COLUNA - Mânia Pires

Data 02/02/2024
Horário 08:07
 Gravação do Podcast
Gravação do Podcast

1-    VOCÊ ACREDITA QUE A EDUCAÇÃO PODE AJUDAR NA ASCENSÃO SOCIAL?
Sim. O curso superior não significa ficar rico, porém te abre oportunidades além do conhecimento e vai ser através do comportamento, atitudes e comprometimento com o meu sucesso, que fará a diferença na minha ascensão.

2-    PARA QUEM JÁ TEM UM CURSO SUPERIOR E NÃO SE IDENTIFICOU COM A PROFISSÃO OU A PROFISSÃO NÃO OFERECE MAIS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO, EXISTEM CURSOS QUE A PESSOA PODE REALIZAR EM MENOR ESPAÇO DE TEMPO?
Sim. Hoje está bem mais fácil fazer aproveitamento de estudo. Por exemplo, um engenheiro civil que decidiu fazer Arquitetura ou Engenharia Elétrica poderá cursar em dois anos.
O contador pode cursar Administração em um ano. Um professor licenciado em Educação Física poderá fazer o bacharelado em um ano e assim são diversas graduações que entram no aproveitamento de estudo.

3-    É IMPORTANTE FAZER UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO? TER UMA PÓS TRAZ MAIS OPORTUNIDADE DE EMPREGABILIDADE?
É muito importante, principalmente para se tornar um especialista na sua área de formação na qual pretende seguir carreira.

4-    MUITAS PESSOAS FIZERAM CURSO TÉCNICO E AGORA SENTEM A NECESSIDADE DE CURSAR UM CURSO SUPERIOR. ESSAS PESSOAS PODEM TER UM CURSO TÉCNICO CONSEGUINDO REDUZIR TEMPO DE ESTUDO?
Existem várias possibilidades de cursos técnicos que podem fazer aproveitamento de estudo, podendo cursar o curso tecnólogo superior em um  ano, como por exemplo, o designer interior pode fazer o curso superior tecnólogo em um ano.

5-    QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM MESTRADO OU DOUTORADO REALIZADO NO BRASIL E UM INTERNACIONAL?
Os cursos de Mestrado e Doutorado realizados em instituições internacionais precisam ser convalidados no Brasil para que sejam reconhecidos pelo Capes.
Hoje está bem mais fácil convalidar porque a plataforma Carolina Bori possui várias universidades aderentes para convalidação, sendo universidades públicas e privadas que aderiram ao programa.

6-    QUAL A DIFERENÇA DE UM CURSO RECONHECIDO E AUTORIZADO PELO MEC?
A diferença é: cursos autorizados são porque o curso que está sendo oferecido está em sua primeira turma e ao final da primeira turma o MEC faz avaliação do curso e o reconhece com nota de 1 a 5.
Os cursos que já estão reconhecidos já passaram pela avaliação e já têm o reconhecimento e a nota no MEC.
O fato de ser autorizado não é motivo para insegurança porque todas as universidades passam por esse critério.

7-    A PESSOA QUE TEM CURSO DE BACHAREL OU TECNÓLOGO SUPERIOR E QUER SER PROFESSOR O QUE PRECISA FAZER?
Sim. Através da resolução número 2 do MEC, sendo a última em 2019, ele poderá fazer o aproveitamento de estudo, podendo cursar a licenciatura (R2) a partir de seis meses.

8-     A EDUCAÇÃO A DISTANCIA CONTRIBUI COM A INCLUSÃO?
Tem contribuído muito, tanto na questão das deficiências porque com os avanços da tecnologia tem tido mais recursos para os alunos estudarem, como também pela flexibilidade de horário, por valores mais acessíveis, para aqueles que moram em cidades que não têm universidades.

9-    PARA ENCERRARMOS, QUAL CONSELHO E CUIDADOS QUE DIRIA PARA UMA PESSOA VERIFICAR ANTES DE INICIAR QUALQUER CURSO?
Primeiro prestar atenção na sua vocação e decidir qual carreira seguir. Analisar se a profissão está em ascendência ou corre o risco de ser extinta. Verificar a nota da universidade escolhida na plataforma do MEC.


Antônia Braz do Instituto AGC

 

Publicidade

Veja também