Os desafios da docência no ensino superior

OPINIÃO - Zelly Machado

Data 16/10/2020
Horário 04:57

O Dia dos Professores é uma data que traz uma reflexão importantíssima sobre a classe trabalhadora. Falo de profissionais do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e os docentes do ensino superior, os quais quero enfatizar neste artigo.
O ensino superior, assim como diversas áreas, precisou passar por uma grande adaptação após o início da pandemia de Covid-19. Foram dias incansáveis de estudos, pesquisas, investimento, organização e atualização para que os alunos pudessem dar continuidade ao seu processo de formação por meio dos recursos de tecnologia e com qualidade.
E lá estavam eles: os professores. Peça fundamental no desenvolvimento de profissionais de todas as áreas. 
A docência no ensino superior exigiu e exige um investimento em novas tecnologias, novas formas de ensinar e novas habilidades que vão além das técnicas exigidas por cada profissão.
Aqui vale ressaltar também que o docente do ensino superior está em constante atualização. É preciso aplicar as mais novas e eficazes metodologias de ensino, conhecer as exigências do mercado de trabalho em constante mudança e preparar o futuro profissional para que esteja apto a conquistar seu espaço.

A docência no ensino superior exigiu e exige um investimento em novas tecnologias, novas formas de ensinar e novas habilidades

O acolhimento é um dos grandes valores nas características de um docente. Assim como o foco em qualidade, inovação, comprometimento, entre outros. O grande desafio da docência no ensino superior é, com certeza, se manter em movimento em um mundo de constante evolução.
E é por isso que as IES (Instituições de Ensino Superior) devem proporcionar aos professores uma experiência com recursos adequados e inovadores, além de garantir uma constante atualização no que quis respeito à formação docente. Tudo isso para que o profissional tenha apenas um foco: a carreira acadêmica do aluno.
Os professores são pessoas que inspiram, que lutam e que, incansavelmente, transmitem conhecimentos e experiências na formação de profissionais que atuarão no mercado de trabalho e, mais do que isto, na formação de cidadãos.


 

Veja também