Hoje começa a propaganda gratuita de rádio e televisão com os candidatos às eleições deste ano. Pela cláusula de desempenho, dois candidatos a prefeito em Prudente estão excluídos do palanque eletrônico: João Figueira (PRTB) e Major Glauco (PTC).
Ouvido pelo Plantão, João Figueira entende ser um espaço que ajudaria na ampliação de sua visibilidade como candidato. Mas, se firma na sua compreensão de que não é só pela mídia convencional que se ganha eleição.
O candidato apoiado pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), diz que faz uma campanha enxuta, sem dinheiro do Fundão. João Figueira pensa que o povo irá entender o seu modelo de campanha.
A aposta de João Figueira está na mídia digital, pois entende que somente o corpo a corpo seria impossível, pelo tamanho da cidade. Diz que não teria como visitar 80 mil casas e que quer ser prefeito para ajudar Prudente, por não ter interesse monetário.
Para o Major Glauco, a lei discrimina os candidatos de partidos pequenos, que não têm acesso ao Fundo Partidário e que são escolhidos pelos conservadores. Para ele, essa discriminação fere os princípios democráticos ao tratar os candidatos com desigualdade.
Ao Plantão, o candidato do PTC disse que está explorando as amizades para propagar a campanha. Outra tática é a do corpo a corpo, para conversar com o maior número de pessoas possíveis, levando as propostas para melhorar Prudente.
Com o time de campanha, o Major Glauco tem feito o boca a boca em visitas domiciliares e utilizando os recursos virtuais. Anuncia estar aberto para aceitar convites e participar de entrevistas e afins em qualquer mídia de notícias.
As campanhas majoritárias abraçam quase todo horário do palanque eletrônico, com a exclusividade nos programas em bloco e em 60% das inserções avulsas. Os candidatos a vereador ficam com os 40% restantes e estão excluídos dos dois blocos diários.
A propaganda em bloco no rádio acontece das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As exibições ocorrem de segunda a sábado. As campanhas no rádio e televisão irão até o dia 12 de novembro.
As inserções avulsas ocupam 70 minutos por dia e podem ser de 30 segundos ou 1 minuto cada, com veiculações de segunda a domingo, das 5h às 24h. Não pode ter propaganda paga no rádio e na televisão e nem fala de pessoa remunerada.
Têm mais de 1 minuto e meio Ed Thomas (PSB) e Nelson Bugalho (PSDB). Mais de 1 minuto: Fábio Sato (MDB), Luís Valente (PT) e Guilherme Piai (PSL). Menos de 1 minuto: Paulo Lima (PSD), Laércio Alcântara (DEM) e José Lemes (PDT).
Têm menos de 30 segundos: Juliano Borges (Podemos) e Marcos Lucas (Avante). O maior tempo é do candidato Ed Thomas, com 1 minuto e 45 segundos. O menor tempo é de Marcos Lucas, com apenas 13 segundos.