Os excluidos

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/10/2020
Horário 04:54

Hoje começa a propaganda gratuita de rádio e televisão com os candidatos às eleições deste ano. Pela cláusula de desempenho, dois candidatos a prefeito em Prudente estão excluídos do palanque eletrônico: João Figueira (PRTB) e Major Glauco (PTC).

Outros meios

Ouvido pelo Plantão, João Figueira entende ser um espaço que ajudaria na ampliação de sua visibilidade como candidato. Mas, se firma na sua compreensão de que não é só pela mídia convencional que se ganha eleição. 

Vai entender

O candidato apoiado pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), diz que faz uma campanha enxuta, sem dinheiro do Fundão. João Figueira pensa que o povo irá entender o seu modelo de campanha.

Midia digital

A aposta de João Figueira está na mídia digital, pois entende que somente o corpo a corpo seria impossível, pelo tamanho da cidade. Diz que não teria como visitar 80 mil casas e que quer ser prefeito para ajudar Prudente, por não ter interesse monetário. 

Fere princípios

Para o Major Glauco, a lei discrimina os candidatos de partidos pequenos, que não têm acesso ao Fundo Partidário e que são escolhidos pelos conservadores. Para ele, essa discriminação fere os princípios democráticos ao tratar os candidatos com desigualdade.

Para propagar

Ao Plantão, o candidato do PTC disse que está explorando as amizades para propagar a campanha. Outra tática é a do corpo a corpo, para conversar com o maior número de pessoas possíveis, levando as propostas para melhorar Prudente.

Todos convites

Com o time de campanha, o Major Glauco tem feito o boca a boca em visitas domiciliares e utilizando os recursos virtuais. Anuncia estar aberto para aceitar convites e participar de entrevistas e afins em qualquer mídia de notícias.

Quase todo

As campanhas majoritárias abraçam quase todo horário do palanque eletrônico, com a exclusividade nos programas em bloco e em 60% das inserções avulsas. Os candidatos a vereador ficam com os 40% restantes e estão excluídos dos dois blocos diários.

Mais de 1 mês

A propaganda em bloco no rádio acontece das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As exibições ocorrem de segunda a sábado. As campanhas no rádio e televisão irão até o dia 12 de novembro.

Mais de 1 hora

As inserções avulsas ocupam 70 minutos por dia e podem ser de 30 segundos ou 1 minuto cada, com veiculações de segunda a domingo, das 5h às 24h. Não pode ter propaganda paga no rádio e na televisão e nem fala de pessoa remunerada.

Divisão do tempo

Têm mais de 1 minuto e meio Ed Thomas (PSB) e Nelson Bugalho (PSDB). Mais de 1 minuto: Fábio Sato (MDB), Luís Valente (PT) e Guilherme Piai (PSL). Menos de 1 minuto: Paulo Lima (PSD), Laércio Alcântara (DEM) e José Lemes (PDT).

Mais ou menos

Têm menos de 30 segundos: Juliano Borges (Podemos) e Marcos Lucas (Avante). O maior tempo é do candidato Ed Thomas, com 1 minuto e 45 segundos. O menor tempo é de Marcos Lucas, com apenas 13 segundos.

Publicidade

Veja também