Outono chega neste domingo com previsão de chuva abaixo da média histórica

Como o oeste paulista está localizado numa região de transição e bem próximo à região sul, é esperado um acumulado entre 150 a 200 milímetros

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/03/2022
Horário 07:25
Foto: O Imparcial 
Outono começa oficialmente neste domingo, às 12h33, no hemisfério sul
Outono começa oficialmente neste domingo, às 12h33, no hemisfério sul

O outono no hemisfério sul inicia-se neste domingo, às 12h33min, e termina no dia 21 de junho, às 6h14, horário de Brasília. De acordo com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) Clima, o outono deste ano terá a influência do fenômeno La Niña, que vai impactar nas chuvas e na temperatura da estação. Como o oeste paulista está localizado numa região de transição e bem próximo à região sul, é esperado um volume de chuva abaixo da média histórica, com acumulado entre 150 a 200 milímetros.
Ainda conforme a Unoeste Clima, a média histórica de chuva no oeste paulista é de volume próximo a 250 milímetros, em que, o acumulado mensal não passa de 100 milímetros. A temperatura média é de 22,5°C, máxima de 27,6°C e mínima de 17,3°C. “No mês de junho, portanto, são registradas as menores temperaturas, onde as mínimas ficam próximas a 15,7°C”.

Redução da temperatura

Outra característica do outono é a maior frequência de entrada de massas de ar frio. A partir de maio, principalmente, essas massas passam a ser mais intensas e provocam redução intensa da temperatura. “Do outono até o inverno ocorre o encurtamento do dia e o aumento da noite. Com a redução do dia, menos energia solar chega à superfície terrestre, e, como consequência, ocorre redução da temperatura”, pontua a Unoeste Clima. 
Ainda segundo prognóstico da unidade, os modelos indicam que as temperaturas devem ficar próximas à normalidade para a estação. “É comum que, durante a estação, as temperaturas mínimas atinjam valores abaixo de 15°C em abril, e abaixo de 10°C entre maio e junho”.
Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o outono caracteriza-se também pelas primeiras incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, e que provocam a queda das temperaturas, principalmente na região sul e em parte da região sudeste, onde está localizado o Estado de São Paulo, e, por consequência, o oeste paulista. 
Destaca-se ainda que, durante o outono, normalmente observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos como: nevoeiros nas regiões sul, sudeste e centro-oeste; geadas nas regiões sul e sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da região sul, e friagem no sul da região norte e nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás.

Fenômeno La Niña

As condições climáticas do outono de 2022 serão influenciadas pelo fenômeno atmosférico La Niña, que também esteve presente no outono de 2021, detalha a Unoeste Clima. Historicamente, em anos de La Niña, ocorre a redução das chuvas, com a presença de longos períodos de estiagem. “Em relação à temperatura, em anos de La Niña não ocorrem alterações significativas em relação à média geral. No entanto, há maior possiblidade de avanço de massas de ar frio de forte intensidade, como em 2021, quando a região registrou três episódios de geadas entre junho a julho”.

Publicidade

Veja também