Outono: estação marcada pelo surgimento das doenças respiratórias

Gripes e resfriados são os mais comuns entre o outono e inverno, assim como crises de asma brônquica

Saúde & Bem Estar - Cassia Motta

Data 03/05/2025
Horário 07:25
Foto: Freepik
Doenças respiratórias crescem nesta época do ano
Doenças respiratórias crescem nesta época do ano

“No outono é sempre igual”. Seja na música ou no dia a dia, essa frase define a nova estação. Embora a temporada ainda não apresente períodos de frio intenso, ela segue um padrão caracterizado pelo tempo seco e pela piora da poluição atmosférica, o que pode resultar em aumento das doenças respiratórias.

Segundo o médico pneumologista Ricardo Beneti, de Presidente Prudente, a variação de temperatura tende a ser mais intensa, com manhãs mais frias e dias ainda quentes, o que soma-se ao fato de que tendem a ser meses mais secos. “Isso provoca maior instabilidade na via respiratória, especialmente em indivíduos sensíveis, como aqueles alérgicos ou previamente portadores de problemas pulmonares, como asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica [DPOC], facilitando a ocorrência de agudizações de quadros crônicos ou infecções”.

O pneumologista fala que as gripes e resfriados passam a ser mais comuns entre o outono e inverno, assim como as crises de asma brônquica ou agudizações da DPCO.

Quando procurar ajuda médica

De acordo com o médico, gripes simples e resfriados devem ser tratados em casa, com uma hidratação adequada e uso eventual de sintomáticos (antitérmicos ou analgésicos), bem como limpeza nasal adequada. “As agudizações de doenças crônicas como a asma e a DPOC, e as infecções de vias respiratórias mais graves - quando a pessoa tem dificuldade respiratória, febre que não cessa, dores para respirar, principalmente naqueles indivíduos idosos ou imuncomprometidos, devem ser avaliadas por médico sobre a necessidade de tratamentos mais específicos”.

Cuidados para prevenção

Ricardo ressalta que manter hábitos de vida saudáveis, alimentação balanceada e uma hidratação adequada, é fundamental. “Utilizar regularmente as medicações inalatórias de manutenção para quem tem asma e DPOC é extremamente importante nesta época do ano. A casa deve ser mantida com uma adequada ventilação para renovação do ar. A limpeza de filtros de ar-condicionado deve ser feita regularmente, pois a falta de manutenção traz risco de infecções respiratórias por conta dos filtros contaminados”.

Outras orientações, segundo o médico, é parar de fumar (para quem fuma). “É fundamental cessar o tabagismo, pois traz benefícios em qualquer época da vida ou do ano, e é uma ótima ocasião para começar esse processo”, ressalta. Ainda de acordo com ele, manter as imunizações/vacinas em dia é de extrema importância, pois traz proteção, especialmente para os grupos de risco, como idosos, portadores de doenças pulmonares crônicas e imunocomprometidos.

“Praticar atividades físicas regularmente traz benefícios, não somente na redução do impacto de doenças respiratórias, mas para todo o organismo”, orienta.

Foto: Cedida


Médico pneumologista Ricardo Beneti

Publicidade

Veja também