PA da Cohab passa a funcionar 24h para atender pacientes com sintomas respiratórios

Unidade vai servir de apoio à UPA da Zona Norte a partir desta terça-feira; PA do Santana permanece reservado a pessoas com outras patologias

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/01/2022
Horário 17:13
Foto: Cedida
Atendimento 24 horas será exclusivo a pacientes com sintomas respiratórios
Atendimento 24 horas será exclusivo a pacientes com sintomas respiratórios

Diante do elevado número de casos de Covid-19 e a consequente sobrecarga dos serviços de atendimento, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), fará novas adequações nos serviços de urgência e emergência. A partir desta terça-feira, o Pronto Atendimento da Cohab (Cohabão), que funciona no período noturno, passa a ficar aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios e que necessitam de suporte médico.

A unidade vai servir de apoio à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte, que desde semana passada está restrita a sintomáticos respiratórios. Além desses dois serviços atendendo 24 horas, o município ainda manterá os dois centros de testagem – no Jardim Santana e no Cohabão – das 8h às 17h, de segunda a segunda.

De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, o objetivo de mais essa adequação nas unidades de pronto atendimento é de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e, principalmente, evitar a transmissão para outros pacientes e funcionários, concentrando os sintomáticos em unidades específicas.

Paralelamente, o PA do Jardim Santana, que continua a atender apenas à noite e nos fins de semana, ficará reservada a pessoas de outras patologias, que não tenham relação com Covid ou Influenza. Já o centro de testagem do Santana terá limite de 100 consultas e 100 exames por dia, como forma de evitar grande movimentação de pacientes sintomáticos no local.

Marco Aurélio reforça que as mudanças seguirão enquanto a curva de contágio permanecer elevada e que novas adequações podem ser adotadas se houver necessidade.

Publicidade

Veja também