Padilha propõe investimentos em educação e saúde

Ex-ministro da Saúde é nome escolhido pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF)

Eleições - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/07/2018
Horário 08:51
José Reis - Padilha tem olhos voltados para o SUS e programas educacionais
José Reis - Padilha tem olhos voltados para o SUS e programas educacionais

Para as eleições de 2018, a diretoria executiva do PT (Partido dos Trabalhadores), em Presidente Prudente, decidiu não indicar nomes da região e, ao invés disso, apoiar aqueles escolhidos em âmbito estadual e federal, como, por exemplo, o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deverá tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Considerado o responsável pela implantação do programa Mais Médicos, o pré-candidato propõe o “descongelamento de recursos” voltados para as áreas de saúde e educação, que, segundo ele, foram carros-chefes de investimentos durante o governo petista nos últimos anos.

Padilha explica que a decisão de se tornar um possível postulante para o Legislativo federal se deu justamente pelo fato de que o Congresso Nacional se transformou em uma casa “anti-SUS [Sistema Único de Saúde] e contra a educação do povo”. Ele denota que, na faculdade onde leciona, cerca de 17 mil estudantes não continuaram seus estudos neste ano por conta de cortes no Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior). Já na área da saúde, aponta que diferentes UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) construídas e equipadas não foram colocadas em funcionamento, porque as administrações municipais afirmam não ter mais recursos para geri-las.

A respeito do atual cenário político, Padilha destaca a necessidade de, a partir do pleito deste ano, corrigir a situação de “instabilidade e insegurança” que repousa sobre o sistema, o que demanda um projeto de nação que respeite a democracia e, sobretudo, gere inclusão social. “O Brasil só pode ser grande se todas as pessoas participarem dessa grandeza, inclusive os mais pobres”, pontua.

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

Nome completo: Alexandre Padilha

Nome para urna: Alexandre Padilha

Idade: 46 anos

Estado civil, filhos: Casado, 1 filha

Grau de instrução: Superior completo e pós-graduação

Ocupação: Professor universitário e médico do SUS

Partido: PT

Coligação: Indefinida

Histórico político/candidatura: Ministro de Relações Institucionais do governo Lula e ministro da Saúde do governo Dilma; secretário de saúde do Estado de São Paulo; e candidato a governador do Estado em 2014

Publicidade

Veja também