Painel do Projeto Aquarela entra para RankBrasil como maior mosaico de aerossol do país

Obra foi criada com 5 mil latas de aerossol, sob a coordenação do professor, Itamar Xavier; recorde foi homologado na quarta-feira

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/08/2025
Horário 06:04
Foto: Cedida
Mosaico tem 4 m de largura por 4 m de altura (16 m²) e está disponível para visitação no estacionamento da Artgesso Decor
Mosaico tem 4 m de largura por 4 m de altura (16 m²) e está disponível para visitação no estacionamento da Artgesso Decor

Os alunos da Oficina de Grafite do Serviço de Fortalecimento de Vínculo - Projeto Aquarela, que integra a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria de Assistência Social), concluíram a montagem de um grande mosaico, elaborado com 5 mil latas de aerossol, coordenado pelo professor, Itamar Xavier de Camargo. O feito conquistou a marca de Maior Mosaico de Latas de Aerossol do Brasil pelo RankBrasil. O recorde foi homologado na quarta-feira, conforme publicação no site oficial.

O mosaico tem 4 metros de largura por 4 metros de altura (16 m²) e foi estruturado encostado a uma parede. Segundo o professor Itamar Xavier, o mosaico está disponível para visitação no estacionamento da Artgesso Decor, localizado na Avenida Brasil, 65.

Conforme o professor, as latas de aerossóis foram arrecadadas ao longo de dois anos, por cerca de 100 alunos do Aquarela, com idades entre 7 e 15 anos. O tema é o retrato da criança vencedora, Joana, responsável pela maior arrecadação de embalagens durante a campanha.

A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente). Houve premiação aos alunos que mais arrecadaram as latas de aerossóis, que também receberam certificados pela participação.

A produção do mosaico levou cerca de dez dias de trabalho, coordenado pelos artistas locais João Célio e Itamar Xavier, pelo diretor do projeto Fernando Diamante e pelo proprietário da Artgesso Decor, empresa parceira que cedeu o espaço para montagem e apoiou as premiações. As latas foram cuidadosamente separadas por cores e fixadas com cola.

Como surgiu a ideia

O projeto nasceu da percepção de que as latas usadas em grafites e oficinas de arte eram descartadas incorretamente. A partir disso, o professor Itamar Xavier incentivou a transformação do material em arte, envolvendo também latas de desodorante e outros aerossóis.

Além de conscientizar sobre reciclagem, já que apenas 1% das latas de aerossol é reciclada no Brasil, o projeto promoveu competições entre salas de aula, premiando os estudantes que mais arrecadaram materiais. A aluna vencedora teve seu retrato eternizado no mosaico.

No total, foram arrecadadas aproximadamente 20 mil latas de aerossol desde o início da campanha, e o excedente não utilizado foi vendido para reciclagem, revertendo recursos para oficinas artísticas.

Segundo os organizadores, o projeto contribuiu para a autoestima, cooperação e senso de responsabilidade ambiental dos alunos, além de mobilizar empresas locais e a comunidade em prol da sustentabilidade.

Histórico de superações

O Projeto Aquarela já esteve presente em outros recordes do RankBrasil, como a Maior Imagem Produzida com Lixo Eletrônico (2018), e segue inovando: entre os próximos desafios está a produção de uma grande obra feita com cápsulas de café expresso.

“Queremos mostrar às crianças e adolescentes que eles são capazes de realizar grandes feitos. Ao mesmo tempo, reforçamos que todos temos responsabilidade na preservação do meio ambiente. Se cada um fizer sua parte, deixaremos um mundo melhor”, destacou Itamar.


 

Publicidade

Veja também