Pais

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do gavião e do gavial

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 08/08/2021
Horário 05:30

Se ser mãe é padecer no paraíso, como dizia o poeta Coelho Neto, ser pai é padecer em qual lugar? Talvez o lugar seja também a maternidade quando o pai espera a chegada do pimpolho, enfim, do rebento. 
Se a mãe sente dor na hora do parto (imaginem a mãe do porco espinho nessa hora), o pai padece por causa da ansiedade, às vezes extrema, torcendo para que tudo corra bem.
A ansiedade - ou aflição - só termina depois que ele - o pai - escuta o choro do bebê, que deve chorar de dor após o ginecologista dar um tapa em sua bundinha. Pois é, Zezé, o ser humano já nasce apanhando.
As relações entre pais e filhos nem sempre são harmoniosas. Há conflitos, o que é lamentável. A Bíblia diz que os filhos devem honrar o pai e a mãe. Também acho. Honrar pai e mãe é um dos mandamentos de Deus, a julgar pelo que estabelece o Velho Testamento.
Antes de brigar com o pai, o filho precisa saber - ou se conscientizar - de que ele - filho - está no mundo por obra de seu pai e, de tabela, de sua mãe. Eles se juntaram "na moita" ou fora dela e, no pega pra capar, o rebento nasce nove meses depois e, às vezes, até antes desse período.
Nesta data, notável para o comércio, eu gostaria de abraçar ou telefonar pro meu pai. Não será possível, pois ele foi embora deste insensato mundo há menos de dois meses. Há grande presença de público nos cemitérios no Dia dos Pais. O movimento só é maior no dia de Finados e no Dia das Mães. Filhos homenageiam seus saudosos pais.
Por falar em homenagem, os pais sempre são lembrados por compositores e escritores. Uma das canções mais emocionantes é "Mi Viejo", do cantor argentino Piero. Ele vê o pai já sofrendo com o desgaste físico, provocado pela idade avançada, e observa que "eu sou teu sangue, meu velho". Altemar Dutra gravou muito bem a versão em português.
"Velho Pai", com a dupla Tonico e Tinoco, é um tributo digno aos pais. A letra diz que o pai foi boiadeiro "arrespeitado" por este Brasil inteiro. O verso final é lindo. Diz que "quem sempre foi do bem a glória no céu alcança", numa alusão à partida do pai. Perfeito!
Claro que não posso deixar de mencionar "Pai Herói", o grande sucesso de Fábio Júnior. Fala até que o pai "foi herói, foi bandido" e que, apesar disso, o velho lhe ensinou muitas coisas boas.
Elvis Presley nos brindou com "Don´t Cry Daddy (Não Chora, Papai!). Interpretação comovente do Rei do Rock. O filho fala do pai viúvo, e que ele e o irmão Tommi vão encontrar uma mulher pra "levantar o astral" do velho. Se entendi direito, o pai terá "uma costela pra abraçar" e os dois irmãos uma madrasta. Abrace seu pai e lembre-se de que pai é pai, mesmo que ele seja portador de mil defeitos. Ou de 999 defeitos. 

P.S.: Ainda vivemos como nossos pais, como diz a canção do Belchior?

DROPS

A Globo diz que Romeu e Julieta é agro. Pensei que fosse do Shakespeare.

Amortecedor Nogueira. Já à venda nas melhores lojas de autopeças.

Filme da Semana no Cine Brasil: "Rebeca Andrade, a Moça Inesquecível".

Casamento: o que Deus uniu o Ricardão não separe.

Vai reformar ou construir?
Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas. Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Av. Ana Jacinta. 1.663.
 

Publicidade

Veja também