Paixão pela engenharia

Desde cedo tinha uma curiosidade imensa sobre o funcionamento das “bugigangas”...  Saber de onde vinham e o porquê de existirem. Conforme foi passando o tempo, tal sentimento só crescia! Alguns mistérios já estavam esclarecidos, outros começaram a surgir de forma mais intensa.

Observava as nuvens, o caminho da água percorrendo o rio, o sentido do vento, a roda girando, os prédios se erguendo – peça a peça. Assim, passei a enxergar uma equipe trabalhando em perfeita harmonia para fazer meu lar, trazer água e luz para minha casa, fazer meu meio de transporte, trazer alimento para meu dia a dia e novas tecnologias que, naquela época, só me serviam para diversão. Queria eu fazer parte dessa equipe, mas como?

Então, vi uma oportunidade única de desvendar todos os enigmas que estavam na minha cabeça: a engenharia! A palavra engenheiro vem do latim “ingeniator” e ela é usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas. Inicialmente existiam dois tipos de engenheiros, os militares e os civis.

A palavra engenheiro vem do latim “ingeniator” e ela é usada para definir alguém que criava invenções engenhosas e práticas

O primeiro traçava as guerras e o segundo construía ideias que trariam uma melhoria de vida para a população. E, com o desenvolvimento da humanidade, a atribuição do engenheiro civil teve que ser dividida, surgindo os engenheiros eletricistas, mecânicos, mecatrônicos, de produção, além dos ambientais e sanitários. Uma nova dúvida: qual engenharia escolher?

Fui pesquisar cada uma delas para entender como funcionavam. A engenharia civil trabalha com a construção de soluções para o ambiente urbano e rural de uma maneira geral, já a ambiental e sanitária faz a conservação dos recursos naturais. A elétrica, mecânica e mecatrônica atuam diretamente com a elaboração de produtos que facilitam o nosso cotidiano. E a engenharia de produção desenvolve o funcionamento de empresas, de forma a agilizar os processos produtivos.

Assim, de início, escolhi ser engenheira civil, mas já estou pensando em outras mais! E você, qual vai ser?

 

 

 

 

Publicidade

Veja também