Palestra sobre feminicídio

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 31/03/2023
Horário 05:12

O delegado de polícia de Presidente Prudente, Éverton Contelli, esteve na quinta-feira à noite no Rotary Clube de Presidente Venceslau. Proferiu palestra sobre o feminicídio, que tem número de mortes alarmantes no país. 

REGIÃO DE PRUDENTE
O delegado Contelli abordou com propriedade o assunto, que a cada ano vem ganhando manchetes pelo país, tal o número de ocorrências de violência contra as mulheres, especialmente entre casais. 

DADOS ESTATÍSTICOS 
O tema da palestra foi “Feminicídio – Veias abertas na região de Presidente Prudente”. Ele apresentou dados sobre os casos no oeste paulista. São 39 mortes de mulheres por feminicídio nos últimos cinco anos. 

REVERSO DA MEDALHA 
Além dos dados sobre a morte das mulheres, Contelli ainda mostrou o outro lado da moeda, no caso de homicídios da mulher contra o homem. São apenas dois contabilizados durante todo este mesmo período de pesquisa. 

SOCIEDADE TEM SE INTERESSADO
O delegado Éverson Contelli comentou à nossa coluna que vem notando que quanto mais se fala no assunto, maior é o interesse da sociedade. Disse ainda que não existe um modelo para conter esse tipo de violência e por isso é que a participação de todos é importante. 

INICIATIVA DO ROTARY CLUBE
A presença de Contelli na quarta-feira à noite, no Rotary, fez parte dos eventos promovidos pelo clube de serviço, alusivos ao mês de março, na comemoração do Dia Internacional da Mulher. A plateia da palestra esteve repleta de pessoas do sexo feminino.

DISCURSO E ENGASGOS 
Na segunda-feira à noite, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o vereador Bruno Dassie tentou de todas as formas se defender do discurso ofensivo que fez na semana anterior contra assentados e acampados do Sem-Terra. 

TROCA POR GALINHAS
Na ocasião, falou que o movimento sem-terra era o responsável pela pobreza na região e que assentados costumavam trocar os lotes por carros velhos e até galinhas. Isto feriu a dignidade dos pequenos produtores rurais nos assentamentos. 

MOVIMENTO ORGANIZADO 
O discurso polêmico logo correu pelas redes sociais, com comentários fortes contra o político. Ele quis se defender colocando a culpa na imprensa, comentando inclusive que houve “maldade” em só mostrar o trecho de seu discurso em que só falou da reforma agrária. 

TEM SIDO FREQUENTE
Na verdade, tem sido frequente a “imprensa, ou mídia, como eles dizem” ser apontada com a causa de tudo por políticos e seus apoiadores. Dassie se descontrolou de novo no discurso de defesa e entre engasgos e citação de sua vida, falou, falou e não disse nada. 

RETORNO À TRIBUNA
No seu retorno à tribuna, na “explicação pessoal”, o jovem vereador pediu desculpas, mas para quem se achou ofendido e falou que mantém a sua posição de defesa da regularização fundiária imediata. 

ATAQUE A JORNALISTAS
Muitos tentam fugir à realidade dos fatos e os culpados passam a ser os jornalistas. Este colunista e outros profissionais de imprensa que conheço na região têm sido perseguidos por simplesmente noticiarem os acontecimentos. 

A COLUNA DO TONINHO
Nesta semana fui surpreendido ao ler uma mensagem de WhatsApp, apontando o autor desta coluna num episódio político, como sendo o responsável pela crise causada pela fala do vereador. 

UMA PENA 
Enquanto “pseudos” líderes se perdem no contexto político, a vida segue apresentando os mesmos problemas para a existência das pessoas mais humildes. Colocam culpa em tudo, mas continuam não resolvendo nada.

Publicidade

Veja também