Pandemia eleva busca por internet mais rápida

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 18/09/2020
Horário 12:59
Weverson Nascimento - Empresa paga plano de internet de Jéssica, caso ela precise ficar em home office 
Weverson Nascimento - Empresa paga plano de internet de Jéssica, caso ela precise ficar em home office 

Em Presidente Prudente e região, assim como em nível nacional, cresceu a procura por melhores planos de internet durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que as pessoas estão precisando de conexões mais rápidas para conseguir administrar o home office. De seis provedoras/operadoras contatadas pela reportagem, três sinalaram tal afirmativa. Cesar Sakai, executivo de contas da Claro, responsável por todos os agentes 018, afirma que a demanda por alta velocidade de internet na operadora teve um aumento estimado em torno de 60% a 70%, neste período. 
Sakai acredita que o primeiro motivo seja exatamente pelo fato de as pessoas estarem mais tempo dentro de casa e necessitarem assim de maior velocidade. E o segundo pelo fato de as operadoras terem deixado as altas velocidades mais acessíveis com planos mais vantajosos. “Eu diria que o home office e a oferta andam meio que juntos. Porque a pessoa precisa de maior velocidade e ter a oferta para o produto também. Jogos online, quantidade de aparelhos interferem na qualidade de sinal? Interferem sim. Quanto mais aparelhos conectados mais afetada fica a velocidade da internet. Então, precisamos entender a realidade do cliente, não só por questão de velocidade, mas o tamanho da residência, quantidade de aparelhos conectados. Mas, temos soluções para todos esses casos”, salienta Sakai.

Suporte é importante

A assistente administrativa do escritório Gimenez Serviços Contábeis, Jéssica Ackawanne Ceribelli, foi uma dessas pessoas que teve que investir numa internet mais veloz. Na verdade, ela nem tinha. E ainda melhor, o escritório é que paga seu plano. “Como sempre fiquei pouquíssimo em casa, optei em não ter este gasto a mais [internet fixa] nas contas mensais. Mas, a empresa que trabalho fica localizada em São Paulo e, com a quarentena, todos aderiram ao home office. Por algumas vezes precisava acessar o sistema pós-expediente para algo urgente e sem internet não era possível. Meu chefe pediu que eu enviasse três orçamentos de planos de internet, pois caso eu precisasse ficar em casa, eu já estaria preparada”, conta Jéssica.

Passou a ser necessidade

Priscila Rafael Spiguel, coordenadora de Marketing & Vendas da Cabonnet Internet Fibra Óptica, também confirma a elevação de interesse dos clientes, que na provedora atingiu 40% neste período. De acordo com ela, desde o início da pandemia, em março, a permanência maior das pessoas em casa as fez sentir a real necessidade de um serviço de qualidade que, por vezes, ficava em segundo plano. Antes por ficarem menos tempo em seus lares não sentiam a real imprescindibilidade relacionada à qualidade do serviço. Sendo assim, os clientes têm buscado melhores planos e custo benefício que atendam o que precisam para poderem trabalhar, estudar e até mesmo para jogar nos momentos de lazer.
“Uma das estratégias que adotamos para conseguir suprir a necessidade do cliente foram ofertas em velocidades mais altas. E buscamos facilitar o dia a dia, colocando à disposição deles o pagamento no ‘crédito recorrente’, oferecendo mais comodidade e segurança com o pagamento de sua fatura descontado direto em seu cartão de crédito”, expõe Priscila.
Uma coisa bacana que ela explica é que os roteadores residenciais geralmente suportam até no máximo dez acessos simultâneos, de acordo com o plano contratado de internet. Conforme os acessos simultâneos aumentam, se exige mais desempenho do aparelho, dividindo a velocidade entre os equipamentos. “Além disso, o roteador e os equipamentos dentro da casa do cliente devem ser compatíveis com a velocidade da internet contratada, como, por exemplo, o modelo dele, placa da TV, smartphone e notebook para que seja entregue o contratado pelo cliente no momento da navegação. Em relação aos jogos, uma das características que mais vai influenciar é a latência. Uma solução eficiente para isso é utilizar os equipamentos via cabo, por exemplo, videogame e computadores”, esclarece Priscila.

Foto: Cedida

cresce interesse por internet mais rápida na pandemia em presidente prudente

Segundo Priscila, interesse dos clientes por internet mais rápida cresceu 40% na Cabonnet

Publicidade

Veja também