Para a história...

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/07/2022
Horário 04:29

O Imparcial tem em suas páginas a história de Presidente Prudente e região documentada. Tradição que passa de geração para geração, um orgulho para todos nós. São 83 anos de fundação, entre altos e baixos, levando informação com responsabilidade e credibilidade para toda a população. São mais de oito décadas no registro da história da capital da Alta Sorocabana e dos municípios que a circundam. Neste período, este diário acompanhou os principais acontecimentos do oeste paulista. Estão todos impressos em suas páginas, em um acervo que preserva cada detalhe que marcou e transformou vidas, e garantiu direitos à população, sem deixar de cobrar seus deveres. 
No domingo, esta tribuna veiculou que a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, irá digitalizar parte do acervo físico do Jornal O Imparcial nos próximos meses, de modo a ampliar e facilitar o acesso, por meio da internet, da população às histórias de Prudente e região contadas nas páginas do periódico entre os anos de 1969 e 1984. Ao ser digitalizada, a coleção será publicada no site da biblioteca digital da Unesp. Para conferir o material não será necessário cadastro, a pessoa interessada bastará estar conectada à rede mundial de computadores para ter acesso ao material. A unidade possui um acervo de O Imparcial que vai de 1969 até 2022. O interesse de digitalizar as páginas impressas de O Imparcial surgiu da alta demanda de consulta ao periódico por parte da comunidade acadêmica - não só dos cursos de Arquitetura, Pedagogia e Geografia da Unesp, mas também das graduações de Jornalismo e História da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Impressionante como, de fato, inúmeras são as pessoas que buscam pelo impresso para a realização de pesquisas nos mais diversos segmentos e objetivos. É uma imensa alegria poder colaborar historicamente com todas elas. E agora, então, com este trabalho da Unesp, o acesso ficará ainda mais fácil e sairá dos muros do prédio, podendo ter um alcance mundial. Solidificados pela ética profissional, continuaremos, por meio do jornalismo, nesta luta para edificar Presidente Prudente e região e contribuir para o sucesso de toda e qualquer história. 

Publicidade

Veja também