Para evitar sobrecarga na saúde, Prefeitura de Prudente alerta contra aglomerações no carnaval

Executivo diz que colaboração da população é preponderante para impedir aumento da ocupação de leitos e reclassificação da região no Plano SP

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2021
Horário 12:25
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Aglomerações podem ser denunciadas em plataforma online criada pela Prefeitura
Aglomerações podem ser denunciadas em plataforma online criada pela Prefeitura

Apesar de não ter sido decretado ponto facultativo nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro, a Prefeitura de Presidente Prudente faz um alerta para que a população evite festividades alusivas ao carnaval que gere aglomerações.

O prefeito Ed Thomas (PSB) lembra que a manutenção da cidade nas fases mais flexíveis do Plano São Paulo depende da colaboração de toda a sociedade, uma vez que um dos índices preponderantes no plano é a taxa de ocupação de leitos hospitalares. “Infelizmente, estamos novamente com uma taxa elevada de ocupação, por isso, cada cidadão tem a sua parcela de responsabilidade para evitar que os números subam ainda mais”, alerta o chefe do Executivo.

Conforme o último balanço divulgado pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) está em 78,6%, enquanto a taxa de leitos de enfermaria está em 65,3%.

Ele ainda lembra que a Prefeitura, por meio da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), criou um canal online para o recebimento de denúncias de festas clandestinas e aglomerações, com o objetivo de frear a disseminação da Covid-19.

A ferramenta está disponível no site da Fundação Inova (www.inovaprudente.com.br/coronavirus), no campo “Denuncie aglomerações clandestinas”, localizado logo abaixo do boletim. A Vigilância Sanitária, pelo telefone (18) 3916-2750, e a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), pelo telefone (18) 3918-4200, também atendem ocorrências, além da Polícia Militar, no 190, principalmente em situações em que a aglomeração já estiver ocorrendo.

Publicidade

Veja também