Paratleta de Prudente é destaque no Grand Prix de Atletismo de Dubai

Eduardo dos Santos Pereira, presidente da Apop, que tem como uma das patrocinadoras a Unoeste, garantiu a prata no arremesso de peso, pela seleção brasileira 

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 15/02/2024
Horário 18:17
Foto: Cedida
Presidente da Apop, o paratleta Eduardo (a esq.) atingiu a marca de 11,21 m no arremesso de peso e garantiu pódio hoje, no último dia 
Presidente da Apop, o paratleta Eduardo (a esq.) atingiu a marca de 11,21 m no arremesso de peso e garantiu pódio hoje, no último dia 

Como grande apoiadora do paradesporto prudentino e uma das patrocinadoras oficiais da Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente comemorou hoje a primeira medalha internacional conquistada por um paratleta da entidade, no Grand Prix de Atletismo Paralímpico de Dubai, nos Emirados Árabes. A prata foi alcançada no arremesso de peso pelo presidente da Apop, Eduardo dos Santos Pereira, representante da equipe Apop/Semepp/Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. É o primeiro campeonato paralímpico internacional de 2024 com representantes do país.

Eduardo foi para essa competição representando a Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico, que tinha no elenco cinco paratletas. Juntos, eles conquistaram para o Brasil seis medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e um bronze. Um feito expressivo, visto que a competição, que começou na última terça-feira e terminou hoje contou com 537 atletas, de 71 países. No caso do Eduardo, que além de presidir a Apop, também compete pela classe F34 (ataxia), o feito veio nesse último dia do Grand Prix de Atletismo Paralímpico. No arremesso de peso, ele atingiu a marca de 11 metros e 21 centímetros.

De Dubai, o único representante da Apop vestindo a amarelinha comemorou o feito e expressou toda a sua gratidão a Unoeste. “Não existem palavras para poder falar o que representa esse momento pra mim. Enquanto atleta do paradesporto o que a gente mais busca é a classificação internacional, o que nos dá oportunidade de participar de campeonatos como o mundial que teremos esse ano, uma paralimpíada, dentre outros campeonatos superimportantes. E a conquista de uma medalha de prata, em um nível fortíssimo dessa competição, me deixa contente porque estamos em início de ano, período de base, ainda muita coisa para trabalhar e melhorar”, celebrou.

E continua, ressaltando que fez “um resultado expressivo”. “Hoje a minha marca é a terceira melhor do mundo. Dá para melhorar e eu fico muito contente com isso. E poder trazer o nome da associação aqui pra Dubai, mostrar para todo mundo de onde eu vim e de onde eu faço parte, é muito importante pra mim esse momento. Muito obrigado Unoeste pelo apoio, vocês fazem parte disso também”, contou em tom de gratidão.

A esposa do paratleta, Micheline Cardoso Pereira, egressa do curso de Educação Física da Unoeste e treinadora da equipe de natação paralímpica da Apop, também comemorou. Disse que a medalha conquistada pelo marido é resultado de muito foco e determinação. “Como integrante da Apop é um orgulho imenso, como esposa também porque para você chegar nesse nível tem que abrir mão de muita coisa. Eu vejo de perto o quanto o Eduardo se empenha, o quanto ele abre mão para colher os frutos. E a gente acredita que ele está começando a colher, assim como a associação que também está começando a colher tudo aquilo que temos plantado. Temos trabalhado com seriedade porque o nosso objetivo é a inclusão, transformar vidas. Os resultados estão agora aparecendo, estamos muito contentes”, ressaltou.

Universidade que apoia o esporte

A Unoeste, que patrocina a Apop, também se manifestou por meio do diretor de sua mantenedora. “É com imensa alegria que recebemos a informação da primeira conquista em nível internacional da Apop, por meio do atleta Eduardo. Um orgulho para a Unoeste apoiar o esporte paralímpico e saber que a região de Prudente está muito bem representada, graças ao trabalho sério e comprometido de atletas e comissão técnica. Temos a certeza que essa será a primeira de muitas outras que virão e estamos juntos trilhando este caminho para que novas vitórias sejam alcançadas. Parabéns, Eduardo! Parabéns, Apop”, disse em tom de satisfação o diretor geral da Apec, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, que esteve na cerimônia de renovação de parceria para o ano de 2024.

Importante lembrar que a temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá entre seus destaques a realização do Mundial de Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio, além dos Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
 
Cedida
:
Eduardo: “Não existem palavras para poder falar o que representa esse momento pra mim”

Publicidade

Veja também