Parceria propõe contribuições à rede municipal de Educação em Prudente

Unoeste sugere à Seduc ações e projetos em conjunto, em benefício dos alunos e professores das escolas, bem como dos universitários da instituição

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 10/02/2021
Horário 15:33
Foto: Ector Gervasoni
Tratativas sobre atividades tiveram início nesta terça-feira, em reunião provocada pela Unoeste
Tratativas sobre atividades tiveram início nesta terça-feira, em reunião provocada pela Unoeste

Atividades pontuais, projetos individuais por cursos e programa multidisciplinar envolvendo cursos estão previstos para serem desenvolvidos na maior rede municipal de ensino do oeste paulista: a de Presidente Prudente. São cerca de 19 mil alunos, distribuídos em uma rede física com 65 escolas, sendo a maioria própria e algumas conveniadas. Os trabalhadores vinculados à Seduc (Secretaria Municipal de Educação) chegam a 2,2 mil e representam quase a metade dos 5,3 mil servidores ativos e inativos.

As tratativas sobre atividades, projetos e programa tiveram início nesta terça-feira em reunião provocada pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e realizada em suas dependências no Campus 1, junto à Reitoria.

As propostas iniciais passaram por estágio na rede municipal de ensino para alunos bolsistas pelo MEC (Ministério da Educação); aprimoramento da qualidade da merenda escolar; educação nutricional; avaliação psicológica dos escolares; projeto de vida sobre informação profissional; cuidados com a saúde bucal; desenvolvimento de pesquisas científicas; atividades lúdicas na brinquedoteca e visita ao Aecin (Acervo Educacional de Ciências Naturais); triagem de saúde visual; diagnóstico de crianças com dificuldade de aprendizagem; prevenção à obesidade; diagnóstico de escoliose; capacitações de professores e para a Libras (Língua Brasileira de Sinais); dentre outras.

A secretária municipal de Educação, Sonaira Fortunado Pereira, recebeu as propostas com entusiasmo e manifestou interesse na parceria que beneficia os alunos, professores e trabalhadores da educação. São propostas que vão ao encontro das necessidades da rede e que, realizadas em conjunto com a Unoeste, representam economia para os cofres municipais. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi, disse que a universidade ganha ao proporcionar atividades práticas para os estudantes em suas diferentes formações e com a oportunidade de dar vasão a projetos de pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, os quais poderão ser usados em prol da rede municipal de ensino.

Publicidade

Veja também