Pároco de Pirapozinho comemora 45 anos de ministério presbiteral

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/02/2016
Horário 05:52
 

O monsenhor Jésus Pereira dos Anjos, atual pároco da Paróquia São João Batista de Pirapozinho, festeja 45 anos de sacerdócio. A comemoração foi através de uma celebração eucarística, repleta de homenagens. O sacerdote, que há 14 anos está à frente da comunidade pirapozense, recebeu familiares, amigos, fieis e religiosos da diocese de Presidente Prudente, para celebrar junto com ele o seu Jubileu de Safira.

"Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome Santo do Senhor". Foi com os versículos 12 e 13 do salmo 115, escolhido como tema da ordenação presbiteral que ocorreu há 45 anos atrás, no dia 24 de janeiro de 1971 na Catedral São Sebastião de Presidente Prudente, que o presbítero deu início à celebração, onde aproveitou para agradecer a todos os presentes pelo carinho e amizade. A missa foi em 25 de janeiro.

"Essa foi a passagem que eu ouvia e cantava praticamente todos os domingos, no Colégio São Paulo, e foi a que escolhi para ser o lema de minha ordenação", disse o sacerdote em referência aos tempos de colégio em Presidente Prudente, onde fez o ginásio em meados de 1952, recém chegado da cidade de Capela Nova das Dores, a 135 km da capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, para morar com os pais e os irmãos em Pirapozinho.

Durante a homilia, por meio da reflexão do Evangelho de São Lucas, capítulo 5, versículos do 1 ao 11, que narra o episódio em que Jesus pede à Simão Pedro para que lance as redes de pesca para águas mais profundas, monsenhor Jésus relembrou momentos importantes da sua caminhada sacerdotal, como os desafios da primeira paróquia que assumiu, em 7 de março de 1971. "Fui pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio por quase 31 anos. A mesma região cresceu e hoje conta com cerca de oito padres e dois diáconos", relata. E completa: "Jesus nos convida a fugir do comodismo, queridos irmãos, e ir para as águas mais profundas".

Monsenhor também pediu desculpas à comunidade pelas suas limitações físicas agravadas com os problemas de saúde que sofre. "Infelizmente, nos dias de hoje, não tenho mais o mesmo vigor de anos atrás. Muitas vezes a cabeça quer fazer e o corpo não corresponde da mesma maneira", disse.

No final da celebração eucarística, o sacerdote recebeu o carinho da comunidade presente, enquanto a animadora Gilmara Beraldo o agradeceu, em nome dos fieis, pelos 14 anos de dedicação à paróquia de Pirapozinho e pelos 45 à serviço do Reino de Deus e destacou, em referência à frase tema da ordenação presbiteral, que "a maior retribuição dada a Deus pelo que tem feito em seu favor é a consagração do corpo e sangue de Cristo".

 

Trajetória

Jésus Pereira dos Anjos nasceu em 11 de maio de 1936 na cidade de Capela Nova das Dores, estado de Minas Gerais, a 135 km da capital, Belo Horizonte. Filho de Joaquim Moreira dos Anjos e Geralda Gomes Pereira, sempre foi incentivado pelos pais a participar das atividades religiosas de sua comunidade. Foi batizado em 30 de maio de 1936, recebeu a Eucaristia pela primeira vez aos sete anos de idade e, aos nove, o sacramento do Crisma. Foi coroinha quando pequeno, pertenceu a cruzada eucarística infantil, e mais tarde, durante a juventude, foi membro da congregação mariana e fez seus estudos primários nas escolas reunidas em Capela Nova Minas Gerais.

 

Em Pirapozinho

Em Pirapozinho desde 2002, monsenhor Jésus e padre Dirceu contribuíram para o crescimento físico da paróquia: construção da Igreja Nossa Senhora das Dores, da sede da Pastoral da Criança, do Centro de Formação Pastoral Paróquia, das salas de catequese da Igreja Matriz, da Igreja São Francisco, do Centro Catequético São Camilo, da Igreja Nossa Senhora da Esperança, e das reformas do Salão de Festa da Paróquia, do prédio do Instituto Nossa Senhora Aparecida, da Igreja Santo Antônio e Igreja São Judas Tadeu.

Com a colaboração do padre Marcos Redaeli, da comunidade italiana Arese, foi construída também a Igreja Dom Bosco e as instalações onde atualmente funciona o Lar São Miguel Arcanjo da Associação dos Franciscanos na Providência de Deus, e a Igreja São José Operário, onde funciona a entidade Casa da Criança e Adolescente.

Atualmente, a Paróquia São João Batista de Pirapozinho já soma nove igrejas e capelas distribuídas na principais regiões da cidade e três capelas localizadas na zona rural

Pirapozinho conta ainda com três congregações de religiosos, Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, Irmãs Missionárias de Cristo e freis franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus Freis Franciscanos, que atuam nas administração das obras sociais da cidade, A Casa da Criança e do Adolescente de Pirapozinho, Lar Nossa Senhora da Penha (Asilo Vicentino) e Lar São Miguel Arcanjo (Dom Bosco), e também no acompanhamento de movimentos e pastorais.
Publicidade

Veja também