Parque do Povo: point prudentino

Localizada no centro, área é considerada um dos cartões postais da cidade

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/09/2019
Horário 04:49
José Reis - Famílias e grupos de amigos sempre são figurinhas carimbadas e reunidas no espaço
José Reis - Famílias e grupos de amigos sempre são figurinhas carimbadas e reunidas no espaço

Em termos geográficos, o Parque do Povo está praticamente localizado no centro de Presidente Prudente, ao longo dos 6 km (quilômetros) de extensão que possui e uma área verde que chega a 380 mil m² (metros quadrados), conforme os dados da Prefeitura. De manhã, de tarde ou à noite, quem passa pelas avenidas 11 de Maio e 14 de Setembro, que margeiam o espaço, sempre vai encontrar público disposto à prática de exercícios físicos, piqueniques, descanso, encontros, bate-papos, curtir com a família e amigos, entre outras atividades, o que faz com que o ponto turístico seja uma opção diária, tanto para quem já mora aqui ou vem visitar a cidade.

E a prática esportiva é o que leva grande parte desse público a procurar o espaço. Futebol, futsal, treinos funcionais em grupo, corrida, enfim, vários esportes. E é nesse último citado, que o estudante André Moreira, 26 anos, se encaixa. Dia desses, logo pela manhã, ele já estava usufruindo do espaço que, segundo ele, é propício para isso. “Tem uma boa estrutura, principalmente para quem gosta de correr, como eu. Então, sempre que possível eu venho pra cá, corro e tomo uma água de coco”, comenta.

Já a aposentada Mercedes Oliveira, 65 anos, conta que o que mais gosta de fazer por lá é passear com o cachorro Bob. Ela brinca que até ele gosta de passar pelo local, “porque encontra os outros amigos”. “A gente vem, anda um pouquinho, vê as pessoas correndo e indo pra lá e pra cá. Gosto de ver gente”, destaca.

Por outro lado, há quem afirma gostar do espaço, mas principalmente lembrar de histórias que viveu por lá. Como a Virada Cultural Paulista de 2008, especificamente do show da cantora Pitty; “o Agita Galera”, que sempre mobilizou a população; e as vezes em que juntou com os amigos e ficou até tarde conversando. Pelo menos são essas as memórias da assistente administrativa, Renata Santos Jordão. “É gostoso ver o pessoal reunido e aproveitando”.

PREFEITURA RESSALTA

IMPORTÂNCIA TURÍSTICA

Dito isso, ao ser questionada, a municipalidade responde e reafirma que o Parque do Povo é um dos cartões postais da cidade, local de prática de lazer, esporte, entretenimento, natureza, variedade gastronômica, eventos, shows, entre outras práticas, o que faz com que exista uma importância turística nele.

“Os seus 6 km de extensão atraem mais de milhares de prudentinos diariamente, de todas as idades e classes sociais, famílias inteiras em busca das mais diversas atividades. Nos finais de semana, vira o point da cidade e região, pois lá está localizada a principal rota gastronômica e noturna da capital do oeste paulista”, pontua a Setur (Secretaria Municipal de Turismo).

 

BOX

Limpeza

A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) realiza a limpeza do local diariamente. Conforme o poder Executivo, sempre há um funcionário da empresa que percorre o parque realizando a limpeza. Ademais, mensalmente ocorre a capinação com máquinas costais, tratores e caminhões para recolher a grama, bem como realiza mutirões de limpeza quando tem eventos. A Sosp (Secretaria Municipal de Obras) também atua no local para reparos que competem à pasta, como parte elétrica, alguma obra pequena de manutenção e etc.

 

Números

6km

É a extensão do Parque do Povo

380 mil m²

De área verde no local

16

É o numero de quiosques instalados, 11 deles em funcionamento

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também