Na manhã de ontem, cerca de 200 mudas de árvores nativas foram plantadas nos arredores da Escola Municipal Maria Regina Dal Poggeto, na Rua Elza Fernandes Castilho, Parque dos Girassóis, em Presidente Prudente. A ação, que integra o programa municipal de arborização urbana Prudente Mais Verde, envolveu 25 estudantes e três professores do curso de Ciências Biológicas da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que farão o acompanhamento do desenvolvimento das plantas nos próximos quatro anos.
Plantio integra programa municipal Prudente Mais Verde
"A ideia proposta é que, além de plantar, os alunos acompanhem o desenvolvimento dessas mudas nos próximos quatro anos, que é o tempo de curso destes estudantes, que acabaram de ingressar na universidade", explica o professor Luiz Waldemar de Oliveira. Pontua que, pelo menos uma vez ao mês, representantes do curso visitarão o espaço que recebeu as mudas e, por meio do trabalho de acompanhamento, será possível embasar a administração municipal em relação aos futuros plantios. "Poderemos tirar o percentual de sobrevida destas plantas e quais as espécies que melhor se adaptam ao solo do município. Essas informações são importantes para as ações", destaca.
O professor ainda frisa que, para os estudantes, a participação em uma ação do tipo é importante, pois funciona como uma atividade de pesquisa e extensão. "Como o curso tem uma área voltada ao meio ambiente, isso ajuda os alunos a terem noção de como se sucede uma área após a arborização, como em relação à mudança de temperatura, presença animal, entre outros quesitos", esclarece.
Novas ações
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, o plantio de ontem dá sequência a uma série de atividades que já ocorrem dentro do programa Prudente Mais Verde. O Parque dos Girassóis foi escolhido por ter um espaço amplo que merece ser arborizado. Em comemoração ao Dia da Água, 22 de março, a pasta promoverá outras ações. No dia 24, novas mudas serão plantadas por jovens do programa Talento Olímpico Solidário, em área da UBS (Unidade Básica de Saúde) Doutor Otelo Milani Junior, o Cohabão. Já no dia 25, no Córrego do Veado, no Jardim das Rosas, ocorre o lançamento do Bosque 100 anos de Prudente.
"Hoje são 200 mudas, mas já plantamos mais de 400 mil nos últimos três anos. São diversas parcerias, tudo para promover qualquer tipo de compensação ambiental que se faz necessária e também para fazer de Prudente uma das cidades mais arborizadas do Estado", comenta Portella. A proposta do programa, criado em 2014, a partir de um projeto de lei de autoria do vereador Ênio Luiz Tenório Perrone (PSD), hoje presidente da Câmara Municipal, é promover plantios na cidade junto com a comunidade.