Parque Salto Botelho

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 13/08/2020
Horário 03:39

A Câmara Municipal de Lucélia aprovou o Projeto de Lei 027/2020, que cria o Parque Natural Municipal Salto Botelho. O projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, foi baseado nos termos da legislação em vigor com base também no Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico de Lucélia.

Como começou

No ano de 1954, a Prefeitura de Lucélia demonstrou o real interesse na criação do Parque Municipal de Recreação Carlos Botelho, com um decreto municipal. Na falta de mecanismo legal para efetivar o local como uma área natural protegida, foi implantação o Parque Público Municipal Salto Botelho na forma de comodato pelo Clube de Campo Max Wirth, porém, em 2014, decorridos exatamente 48 anos, o processo de cessão foi finalizado.

Feira livre

A Prefeitura de Osvaldo Cruz determinou, pelo Decreto 4.497, nesta segunda-feira, a volta às realizações das feiras livres às quintas-feiras e domingos com praça de alimentação. Pelo decreto estão permitidas participações somente de feirantes que tenham domicílio na cidade de Osvaldo Cruz. Eles deverão usar máscaras e disponibilizar álcool em gel para seus clientes e colaboradores, além de manter a distância mínima de cinco metros entre uma barraca e outra. Poderão ser vendidos hortifrutigranjeiros e produtos da praça de alimentação, como pastéis, espetinhos, refrigerantes e congêneres.

Afastamaneto de médicos

A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Expert, com o objetivo de investigar fraudes em auxílios por incapacidade temporária e aposentadorias por incapacidade permanente nas cidades de Adamantina, Dracena e Tupi Paulista. A organização criminosa contava com a participação de dois peritos médicos federais. O assunto vem sendo comentado na região com espanto.

Jogo do bem

Ederson, ex-meia do Flamengo, participava de uma entrega de cestas básicas em Parapuã, sua cidade natal, para famílias carentes. Dentre elas, conheceu o casal Raimundo Nonato e Daiane Aparecida, e os filhos menores, Alexandro o mais velho com sete anos, Victor Daniel, Davi Lucas, Larissa e Ana Maria a mais nova com um. Viu a situação da casa em que a família morava e Ederson iniciou a campanha Jogo do Bem, com o objetivo de reformar e ampliar a casa do casal. O ex-atleta flamenguista simbolicamente adotou as crianças e acompanhou os trabalhos de reformas com ajuda de mais voluntários, que ingressaram no Jogo do Bem.

Mais uma morte

A Prefeitura de Tupã confirmou nesta segunda-feira a 15ª morte de idoso abrigado no asilo Casa Emanuel,  onde foi detectado surto de coronavírus. Com isso, as mortes na instituição já representam mais de 60% do total de óbitos da cidade (62,5%), que agora chegou a 24 casos.

Ação do hacker

No sábado, por volta das 19h, a Prefeitura de Dracena detectou uma invasão virtual em seus servidores de informática. Logo após a constatação da ação dos criminosos, foi realizado o desligamento dos servidores. Na manhã desta segunda, a Prefeitura religou os servidores para análise, sendo constatado o real ataque a todos os servidores por um hacker ainda não identificado. O ataque comprometeu dois dos principais servidores da Prefeitura, consequentemente, gerando prejuízos aos sistemas de contabilidade, tributação, arrecadação, recursos humanos, e-SUS, compras e licitação, entre outros. Serviços de nota fiscal eletrônica e consulta de certidões também estão fora do ar em razão do ataque.

Utilidade pública

Em votação unânime, os vereadores lucelienses aprovaram o Projeto de Lei 025, de autoria do Poder Executivo, que declara de utilidade pública municipal a Avapoc (Associação de Voluntários de Apoio aos Portadores de Câncer de Lucélia) Néo Campagnone.

Publicidade

Veja também