Parte do tronco de extinta figueira será exposta na Cidade da Criança

Com remoção do que restava, Prefeitura concluiu limpeza da área que abrigava espécie, ao lado do PUM; próximo passo será reconstrução da calçada pela Sosp

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/01/2023
Horário 15:02
Foto: Cedida/Semea
Limpeza da área que abrigava espécie foi concluída; Sosp fará reconstrução da calçada
Limpeza da área que abrigava espécie foi concluída; Sosp fará reconstrução da calçada

Parte do tronco da extinta figueira localizada ao lado do PUM (Parque de Uso Múltiplo), na Vila Euclides, em Presidente Prudente, foi transferida para a Cidade da Criança, onde será colocada em um espaço que servirá de memorial para visitação. Com a medida, a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) concluiu a limpeza da área que abrigava a espécie.

A pasta aponta que a etapa final de remoção teve início na sexta-feira passada e foi executada por equipe própria da secretaria com o auxílio de equipamentos da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). Uma vez que seria necessário o aluguel de um guindaste para fazer a retirada do tronco remanescente, os trabalhadores optaram por reduzir seu tamanho, a fim de facilitar o transporte. O que foi destroçado seguiu para o depósito municipal de galhos. A parte maior que sobrou será destinada à exposição.

A Semea destaca que a ideia inicial era levar o resto do tronco para o Museu e Arquivo Histórico Antônio Sandoval Netto, mas foi descartada por questões de logística.

O trecho onde se erguia a árvore já foi limpo, restando apenas a terra. O passo seguinte é a reconstrução da calçada, que será realizada pela Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos).

Histórico da erradicação

A retirada dos galhos menores ocorreu em 12 de dezembro do ano passado, quase um mês após o término dos trabalhos de derrubada da figueira.

O procedimento de erradicação foi iniciado no dia 13 de setembro depois de análise fitossanitária apontar incapacidade de recuperação da espécie devido a agressões sofridas nos últimos anos. A retirada completa da árvore foi realizada em três etapas, que duraram cerca de 45 dias, com pausa nos trabalhos durante algumas semanas devido às condições climáticas e à necessidade de auxílio do Corpo de Bombeiros.

A primeira etapa foi executada pela Semea, quando funcionários fizeram a poda dos galhos que ofereciam risco de queda e eventualmente poderiam atingir algum transeunte. A segunda contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que forneceu equipamentos próprios, como motosserra e cordas, para a retirada dos galhos remanescentes. Já a fase final, encerrada em 14 de novembro, consistiu na remoção do tronco da espécie.

Além dos equipamentos da Semea e do Corpo de Bombeiros, equipes utilizaram um guindaste alugado especialmente para o procedimento.

Publicidade

Veja também