Participar da liturgia com todo o nosso ser, corpo, mente e coração

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 21/06/2026
Horário 05:06

“Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, assim também Ele enviou os Apóstolos, cheios do Espírito Santo, não só para pregarem o Evangelho a toda criatura, anunciarem que o Filho de Deus, pela sua morte e ressurreição, nos libertou do poder do pecado e da morte e nos transferiu para o reino do Pai, mas ainda para levarem a efeito o que anunciavam: a obra da salvação através do Sacrifício e dos Sacramentos, sobre os quais gira toda a vida litúrgica. Assim, pelo Batismo os homens são inseridos no mistério pascal de Cristo: com Ele morremos, com Ele somos sepultados, com Ele ressuscitamos. Recebemos o espírito de adoção de filhos, pelo qual chamamos Abba, Pai, e assim se tornam os verdadeiros procurados pelo Pai. Da mesma forma, toda vez que comemos a ceia do Senhor, anunciamos a morte até que Ele venha. Por este motivo, no próprio dia de Pentecostes, no qual a Igreja apareceu ao mundo, os que receberam a palavra de Pedro foram batizados. E perseveravam na doutrina dos Apóstolos, na comunhão da fração do pão e nas orações, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. Nunca, depois disto, a Igreja deixou de reunir-se para celebrar o mistério pascal: lendo tudo quanto a Ele se referia em todas as Escrituras, celebrando a Eucaristia, na qual se torna novamente presente a vitória e o triunfo de Sua morte e, ao mesmo tempo, dando graças a Deus pelo dom inefável em Jesus Cristo, para louvor de sua glória, pela força do Espírito Santo. A celebração litúrgica é o momento mais visível da comunidade eclesial, o momento em que ela se reúne, convocada pelo Espírito de Deus e pela Palavra, para louvar o Senhor, alimentar a fé e celebrar a vida. A liturgia é fonte e vértice da vida da Igreja. Isso é especialmente válido para a celebração eucarística. A eucaristia edifica a Igreja, e a ação litúrgica faz memória da última ceia do Senhor com os seus Apóstolos; por meio do rito litúrgico que celebramos na eucaristia. Pela graça do batismo, os cristãos têm o direito e a obrigação de participar, de forma plena, consciente e ativa, das celebrações litúrgicas. Toda comunidade eclesial deve empenhar-se para que a liturgia seja celebrada no espírito e segundo as orientações da Igreja. Isso exige que, nas ações litúrgicas, não se esqueça a centralidade do mistério pascal e o caráter celebrativo da liturgia. Deve-se realizar uma “mistagogia”, ou seja, uma introdução ao mistério celebrado, um itinerário de fé que conduza ao encontro com Deus e à plena vivência eclesial e, na sociedade, ao testemunho da justiça e da caridade. Entendemos que a liturgia é essencialmente comunitária. Ritos e símbolos litúrgicos devem ser, quanto possíveis, sóbrios e compreensíveis por si mesmos. Mas, a longa tradição bíblica e eclesial, em que se inserem as formas atuais da liturgia, exige uma formação dos fiéis, uma educação litúrgica, que não só os ajude a compreender a liturgia, mas a inseri-la no coração da própria vida cristã. Especial cuidado merece a formação das pessoas que exercem diversos ministérios (leitores, acólitos, coroinhas, equipes litúrgicas, e comentaristas), sem as quais não será possível uma celebração comunitária viva e ordenada. A celebração dos Sacramentos favoreça a evangelização e a catequese do povo de Deus, superando o ritualismo e os hábitos apenas devocionais e jurídicos de sua recepção. A comunidade cristã participa da ação litúrgica. Celebrar é festejar, comemorar, encontrar-se, ressaltar o significado de um determinado acontecimento que atrai e une as pessoas. Para isso, precisa de tempo, criar ambiente de celebração, escolher e preparar os gestos e símbolos adequados, as músicas e cantos apropriados que combinam com a Palavra. É preciso pensar na hora da preparação no envolvimento das pessoas, como impregnar o coração dos participantes dos sentimentos e atitudes que a Palavra inspira. Celebrar é curtir a festa com alegria, louvor e canto. A simplicidade e a concentração são chaves importantes, para evitar a dispersão e a superficialidade. Uma celebração autêntica gera amizade, solidariedade, comunhão fraterna e cumplicidade evangélica.

MINI SERMÃO
Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã, ao fazermos memória do sacrifício pascal de Cristo na liturgia; os fiéis mergulham espiritualmente na riqueza e na profundidade da mensagem cristã, possibilitando uma experiência amorosa de relacionamento com o Deus de Jesus em cada celebração e na vida mesma. A liturgia é diálogo, comunicação entre Deus e seu povo. Cristo ainda anuncia o Evangelho. E o povo responde a Deus, ora com cânticos, e faz as orações. Por isso, nas celebrações litúrgicas, fazemos a oferta de nós mesmos a Deus por Cristo, com Cristo e em Cristo. E, pelo mesmo Cristo nosso Senhor, acolhemos as graças de Deus. Assim, o espaço da celebração, a ornamentação, o cuidado com os objetos litúrgicos, as atitudes dos membros da assembleia, tudo nos fala de como é nossa fé, nossa teologia, nosso respeito em relação aos mistérios que celebramos.

MENSAGEM DO PAPA
Leão XIV: participar da liturgia com todo o nosso ser, corpo, mente e coração! 
Segundo o Papa, através do rito sagrado, somos assim formados para a escuta da Palavra de Deus, para a ação de graças e a adoração, para a partilha fraterna e a comunhão eclesial. Descobrimos que somos uma assembleia de muitos rostos, reunida pela mesma fé. O rito dá forma à ação litúrgica e, através dela, à nossa vida, gerando em nós uma sensibilidade espiritual que nos torna capazes de saborear a presença de Deus por meio de Jesus Cristo. Naturalmente, isto acontece se não nos mantivermos estranhos ou espectadores mudos em relação à liturgia, mas se nela participarmos com todo o nosso ser corpo, mente e coração, em obediência ao mandamento do Senhor.
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também