Partido Novo deixa de registrar pedido de candidatura para vice-prefeito de PP em prazo legal

Embora sigla não tenha indicado nome dentro de período determinado para substituição, chefe de cartório da 101ª ZE explica que campanha pode seguir normalmente

Eleições - MELLINA DOMINATO

Data 30/08/2024
Horário 15:42
Foto: Arquivo
Mauro Martins tinha anunciado Caio Perroni como seu parceiro de urna na terça-feira
Mauro Martins tinha anunciado Caio Perroni como seu parceiro de urna na terça-feira

O Partido Novo não encaminhou à Justiça Eleitoral o nome de um candidato a vice-prefeito de Presidente Prudente para substituir a então postulante ao cargo, Maraci Pattaro, que pediu desistência da corrida pelo Executivo para concorrer a uma cadeira do Legislativo pela sigla. Sua renúncia foi registrada pelo Juízo da 101ª ZE (Zona Eleitoral) no dia 19. Sendo assim, a sigla teria dez dias, ou seja, até esta quinta-feira, dia 29, para indicar eventual substituto. Embora o postulante ao cargo majoritário, Mauro Cesar Martins, tenha anunciado o estudante de Direito, Caio Antônio Perroni, 22 anos, como seu parceiro de urna, o Desp (Diretório Estadual de São Paulo) da legenda não encaminhou pedido de registro de tal candidatura para análise.

“Comunicamos que até a presente data nenhuma outra deliberação foi encaminhada, de forma oficial a este Diretório Estadual, pela Comissão Provisória Municipal de Presidente Prudente, referente a qualquer outra indicação de candidato e/ou candidata ao cargo de vice-prefeito”, afirmou o Desp do Partido Novo, em nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira. “Reiterando que tal competência é exclusiva da referida Comissão Provisória Municipal, conforme deliberado na Convenção Partidária de 23 de julho”, completa.

Procurado pela reportagem na tarde desta sexta-feira, o presidente da Comissão Provisória Municipal da sigla na capital do oeste paulista, Marcos Paes, afirmou que, no momento, não iria comentar o assunto.

Em campanha
O chefe de cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segala, explica que Mauro Martins pode fazer campanha normalmente até que seu requerimento de registro de candidatura seja julgado pelo juiz da respectiva Zona Eleitoral. “Caso seja feita a indicação do vice, o juiz dirá, no momento oportuno, se aceita ou não a indicação feita fora do prazo”, esclarece.

Sobre o caso, o candidato a prefeito afirma que aguardará decisão judicial que informará oficialmente que a coordenação local do partido não encaminhou o nome do pretendente, Caio Perrone, para o Desp inscrevê-lo como vice. “Continuamos, os vereadores e eu, em campanha, até decisão judicial que poderá ou não ter recurso ao TRE-SP [Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo]. Será apurado pelo Partido Novo de Prudente as responsabilidades dos que estão causando tal situação, pois os consideramos traidores da legenda, a mando e a serviço de grupos políticos opositores à candidatura da sigla em Prudente”, argumentou Mauro Martins.

Corrida eleitoral
Como noticiado neste diário, Caio Perroni foi anunciado como substituto de Maraci Pattaro na última terça-feira. Ele era candidato a vereador nesta eleição e entrou com pedido de renúncia para então poder concorrer ao Executivo. No DivulgaCandContas (Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais), responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos postulantes e dos partidos políticos de todo o país, no portal eletrônico do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o jovem ainda figurava na tarde desta sexta-feira como pretendente a uma vaga no Legislativo, assim como Maraci, que também constava como postulante inapta ao cargo de vice-prefeita. 
 

Publicidade

Veja também