Paulista de Lençois

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/08/2021
Horário 04:33

O professor, empresário do setor educacional, agropecuarista e político brasileiro que foi deputado constituinte, Agripino de Oliveira Lima Filho (1931-2018), completaria hoje 90 anos. Interiorano de Lençóis Paulista, nasceu em 31 de agosto de 1931.

FOI O MAIS VOTADO
Agripino Lima foi vereador por dois mandatos seguidos, de 1972 a 1982. Em 1983 foi candidato a prefeito, teve o maior número de votos, mas pelo sistema de voto vinculado, o eleito foi o engenheiro Virgílio Tiezzi Júnior. 

MAIOR PRODUÇÃO
Eleito deputado federal em 1986, dizia que junto com Tito Costa e Michel Temer foram os que mais produziram para a elaboração da Constituição Federal de 1988, na qual tem o seu nome gravado entre os primeiros, por causa da inicial A.

CURTA DURAÇÃO
No último ano do mandato de deputado foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Paulo Constantino; mas em uma relação política de curta duração, surgida pouco tempo antes das eleições, mantida durante a campanha e rompida pouco depois da posse.

O POVO NO PODER
Em 1988, foi eleito deputado estadual com quase 100 mil votos e, posteriormente, foi eleito prefeito de Prudente por três vezes: em 1992, 2000 e 2004. Um de seus primeiros grandes feitos como prefeito foi pagar 5 meses de salários atrasados dos servidores.

GRANDES OBRAS
Dentre suas maiores obras públicas constam a canalização do Parque do Povo, pavimentação da perimetral JK, construção da Cidade da Criança e ampliação do Estádio Prudentão de 15 mil para mais de 45 mil lugares.

VALOR INESTIMÁVEL
Dentre os legados de Agripino Lima, são de valor inestimável para Prudente e região a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e o Hospital Regional. Para se ter certeza disso, basta responder: o que seria da cidade e região sem a universidade e o segundo maior hospital do interior paulista?

DESPEDIDA EM 2018
Agripino Lima foi embora antes do combinado, em 7 de março de 2018, no início da tarde de uma quarta-feira. Estava com 86 anos de idade e havia dias internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Causa da morte: falência múltipla de órgãos.

RECURSOS DO GOVERNO
A caminhada do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) no final de semana na região de Prudente, juntamente com seu correligionário deputado Mauro Bragato, rendeu mais de R$ 100 milhões de investimentos através do programa Pontal 2030.

EM SETE ÁREAS
Recursos anunciados para vários municípios nas áreas de educação, habitação, infraestrutura, saneamento básico, regularização fundiária, assistência social e educação. O vice-governador esteve em Teodoro, Mirante e Venceslau. 

PRETENSO CANDIDATO
A andança do pretenso candidato a governador para a sucessão de João Doria, do mesmo partido, tem um quê de antecipação da campanha eleitoral, pelo menos na visão de quem tem ligação mais próxima com questões político-partidárias.

MOBILIZAÇÃO POLÍTICA
A estada de Rodrigo Garcia na região de Presidente Prudente, conforme a assessoria de Bragato, mobilizou cerca de 40 prefeitos de municípios das regiões do Pontal do Paranapanema e da Nova Alta Paulista.

Publicidade

Veja também