Peça infantil celebra período junino no Sesc

E pode ter certeza que os pequenos gostam desta folia", afirma Gustavo Finkler, diretor musical e responsável ainda pela voz, viola caipira, violão e arranjos.

VARIEDADES - Aline Martins

Data 15/06/2014
Horário 09:56
 

Coco, xote, baião e marchinhas formam a riqueza e a variedade de ritmos do espetáculo infantil "São João do Carneirinho", da Cia Cabelo de Maria, que se apresenta neste domingo, às 15h, na Área de Convivência do Sesc Thermas de Presidente Prudente, com entrada franca. O grupo faz uma celebração do período junino, quando se agradece as colheitas realizadas e se acende as fogueiras fazendo pedidos para o próximo ano.

Jornal O Imparcial Proposta da Cia Cabelo de Maria é mostrar a cultura e as raízes dessa festa tão linda

Um repertório cheio de diversão, em que o público é convidado a participar cantando e fazendo várias brincadeiras. "A gente se deu conta que tinha uma lacuna para crianças especialmente em relação à festa de São João. Então, começamos a ir atrás de repertório para formar esta peça. Inserimos Luiz Gonzaga, fatos da nossa infância, canções que nos alegrava naquela época e decidimos passar para esta geração. E pode ter certeza que os pequenos gostam desta folia", afirma Gustavo Finkler, diretor musical e responsável ainda pela voz, viola caipira, violão e arranjos.

Ele conta que Renata Mattar, outra integrante e que também canta, toca sanfona e é diretora geral, fez diversas pesquisas de canções para serem dançadas e cantadas. "Ela viaja há 15 anos e sempre tem coisas novas e músicas são incluídas ao nosso repertório", frisa.

Acrescenta ainda que é uma apresentação animada e que a cada música o público é inserido. "Ensinamos o refrão, coreografias e as crianças e adultos fazem tudo conosco. Tem muitas brincadeiras, sempre com bastante interaçaõ", salienta. O repertório é o mais tradicional possível. "Não gostamos do que vemos atualmente. Uma festa de São João longe do tradicional. Então, nossa proposta é mostrar a cultura mesmo, as raízes dessa festa tão linda", pontua.

O espetáculo foi contemplado pelo projeto Rumos – Itaú Cultural e gravou o seu DVD no mês de julho de 2011. Em 2013, a Cia Cabelo de Maria homenageou Jackson do Pandeiro, fazendo algumas de suas deliciosas canções no espetáculo "São João do Carneirinho". A peça circula por diversas localidades desde 2009 e Finkler destaca que as pessoas saem felizes da apresentação. "Isso nos motiva muito", diz.

 

Serviço

"SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO"

Local: Área de Convivência do Sesc Thermas

Data: hoje, às 15h

Informações: 3226-0400

Entrada: franca
Publicidade

Veja também